Porto Alegre, sexta, 04 de outubro de 2024
img

Alemanha aprova lei para facilitar imigração de mão de obra. da Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Governo quer abrir novas oportunidades para estrangeiros de fora da União Europeia e para refugiados que já estão no país. Projeto recebeu críticas da oposição conservadora Foto: Bernd von Jutrczenka/dpa/picture alliance

 

 

O Bundestag (câmara baixa do Parlamento alemão) aprovou nesta sexta-feira (23/06) uma reforma da lei de imigração destinada a facilitar o acesso ao mercado de trabalho alemão a pessoas de fora da União Europeia (UE).

“Esse projeto de lei garante a prosperidade na Alemanha”, disse a ministra alemã do Interior, Nancy Faeser, do Partido Social-Democrata (SPD), ao apresentar o plano do governo, embora tenha acrescentado que ele só funcionará se os obstáculos burocráticos forem eliminados durante sua implementação. “É inaceitável que você tenha que preencher 17 formulários diferentes para trazer um novo profissional de saúde para o país”, disse.

A maior bancada parlamentar de oposição, a da aliança conservadora entre União Democrata Cristã (CDU) e União Social Cristã (CSU), recebeu bem algumas das ideias do governo, embora tenha criticado os planos de reduzir os critérios de qualificação para trabalhadores estrangeiros. De acordo com Andrea Lindholz, da CSU, os planos para reduzir o nível de conhecimento necessário do idioma alemão só incentivariam os trabalhadores pouco qualificados.

Leia mais em Deutsche Welle