Porto Alegre, sexta, 04 de outubro de 2024
img

‘Poucos recolhem todos os impostos e alguns, nada; isso pesa para os pagadores’, diz CEO da Petz, por Márcia De Chiara/O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Sergio Zimerman, integrante do Conselhão, defende medidas de combate à sonegação para aumentar a base de arrecadação sem ampliar a carga tributária e diz que proposta, ao eliminar a tributação na indústria, abre espaço para o não pagamento de impostos. Sergio Zimerman, CEO da Petz e membro do IDV, diz que juros altos é um pesadelo para a sociedade Foto: Tiago Queiroz/Estadão

 

 

Sergio Zimerman, fundador e CEO da Petz e membro do conselho do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), defende o combate a sonegação para ampliar a arrecadação tributária, sem aumentar imposto.

Participante do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselhão, que reúne 250 membros da sociedade civil para orientar as políticas do governo, diz que o seu grupo vai se dedicar a formular propostas com foco na reforma tributária para reduzir a sonegação e colocar as empresas na mesma base de competição.

Na sua avaliação, a proposta não toca em temas importantes como imposto sobre o consumo. Além disso, com o fim da figura da substituição tributária, que é o recolhimento de impostos na indústria, a sonegação que já é alta, deve crescer. “A proposta de reforma tributária como está formulada será ruim para o País e para o varejo”, afirma.

Quanto à recente decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central em manter os juros em 13,75% ao ano, o empresário considera “um pesadelo para toda a sociedade” e que deve aumentar a quebradeira de empresas. Na sua opinião, juros altos só beneficiam os investidores. “A política do Banco Central está comprometendo o desenvolvimento da economia”, afirma. A seguir, os principais trechos da entrevista.

Leia mais em O Estado de São Paulo