Porto Alegre, sexta, 04 de outubro de 2024
img

RS: Parque Assis Brasil deve ter hub de inovação para o agronegócio, por Bárbara Lima/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Lançamento oficial do projeto deve ocorrer na próxima edição da Expointer, em Esteio LUIZA PRADO/JC

 

 

Com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras e tecnológicas para o agronegócio gaúcho, a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict) e a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) devem lançar, em parceria com a iniciativa privada e agentes universitários, o hub de inovação do agronegócio, ou Centro de Inteligência e Excelência do Agro (nome ainda provisório), no Parque Assis Brasil, em Esteio, durante a Expointer, que acontece em agosto.

Segundo a secretária da Sict, Simone Stülp, a ideia do projeto surgiu como uma forma de potencializar o setor agrícola, atuando em toda a cadeia produtiva. “Sabemos que a agricultura gaúcha é determinante para o desempenho econômico do estado e, se temos uma economia forte, também melhoramos a vida das pessoas de forma geral”, afirma Simone. Ela também destacou que há “muita tecnologia já disponível e em desenvolvimento para possibilitar o aumento da produtividade, mesmo em condições climáticas adversas.”

Na última sexta-feira (23), houve o primeiro ciclo de debate no Parque Científico e Tecnológico da Pucrs, o Tecnopuc. Questionada pela reportagem, a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado ainda não confirmou qual será o tamanho do hub, nem os valores investidos no projeto, mas ressaltou que tudo está sendo construído de forma conjunta, em parceria com os outros agentes.

Leia mais no Jornal do Comércio