Porto Alegre, sexta, 20 de setembro de 2024
img

Melo fala em conceder desconto no IPTU para quem investir no Centro de Porto Alegre, por Bruna Suptitz/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Melo vai falar sobre desafios e oportunidades de Porto Alegre logo após a South Summit Brazil e na semana do aniversário de 252 anos da capital gaúcha. Foto: Celso Wichiniesk/Arquivo

 

 

Quem comprar um imóvel para morar ou investir no Centro de Porto Alegre poderá ter desconto no IPTU por até três anos – isso se o prefeito Sebastião Melo (MDB) levar adiante a medida que já vale para o 4º Distrito que dá desconto e até mesmo isenta determinados imóveis desse tributo. A informação foi dada por Melo em almoço do Instituto dos Advogados nesta quarta-feira, dia 28, mas com uma ponderação: para bater o martelo, precisa avaliar se a medida não representará um desfalque ao caixa do município.

Chama atenção o motivo da proposta de conceder esse benefício fiscal para uma área específica da cidade: passado um ano e meio da alteração no regramento do que pode ou não ser construído no bairro, o prefeito avalia que “os incentivos urbanísticos, sozinhos, não responderam até agora” a proposta de aumentar a população residente e os novos investimentos no Centro.

Valendo desde dezembro de 2021, o “Plano Diretor do Centro Histórico” concede incentivos para construir mais que o básico previsto por terreno e autoriza prédios mais altos. Para ter direito, é preciso aderir ao programa e atender algumas condicionantes, como ter comércio no térreo ou adotar medidas de sustentabilidade.

Leia mais no Jornal do Comércio