O Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (28/6), revelou que o Centro-Oeste foi a região que registrou o maior aumento populacional do Brasil.
Depois de se impor como potência do agronegócio e como hegemonia musical com o sertanejo, a região menos populosa do país, com 16,3 milhões de habitantes, desbancou o Norte e agora é a que mais cresce. Avançou 1,23% enquanto a população do país cresceu 0,52% nos últimos 12 anos. A região com a menor taxa de crescimento foi o Nordeste, com 0,24%.
Apenas com novos dados do Censo e de futuras pesquisas será possível explicar esse crescimento, mas, em entrevista à BBC News Brasil, o professor de economia, administração e sociologia na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP) Carlos Eduardo de Freitas Vian afirmou que o Centro-Oeste atrai muitas pessoas porque se tornou um polo de oportunidades.
“Isso motiva todas as ondas de migração e ainda está acontecendo. Hoje, você tem oportunidades em grandes indústrias que se instalaram no Centro-Oeste.”
Leia mais em BBC