Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

Bolsonaro no TSE: julgamento que pode tornar ex-presidente inelegível será retomado nesta quinta, por Daniel Gullino e Mariana Muniz /O Globo

Detalhes Notícia
Relator defendeu condenação do ex-presidente, mas ainda restam seis votos. Sessão do TSE durante julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro Cristiano Mariz/Agência O Globo/27-06-2023

 

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma nesta quinta-feira o julgamento que analisa se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação em uma reunião com embaixadores ocorrida no ano passado. A expectativa, mesmo entre aliados de Bolsonaro, é que ele seja condenado e declarado inelegível.

Bolsonaro é alvo de uma ação apresentada pelo PDT, que contesta o encontro com diplomatas promovido em julho de 2022. Na ocasião, o então presidente fez uma série de ataques ao sistema eleitoral e às urnas eletrônicas, sem apresentar provas de suas acusações.

O julgamento começou na semana passada, com a leitura do relatório do processo e as sustentações orais das partes. Na terça-feira, o relator, ministro Benedito Gonçalves, apresentou seu voto e defendeu a determinação da inelegibilidade de Bolsonaro por oito anos, contados a partir do ano passado.

Leia mais em O Globo