Porto Alegre, sexta, 04 de outubro de 2024
img

Novo modelo de vigilância para a febre aftosa é apresentado à Secretaria da Agricultura/Correio do Povo

Detalhes Notícia
A pasta afirma que a reunião também serviu para alinhar atividades nas supervisões regionais | Foto: Júlia Chagas / Divulgação Seapi / CP

 

 

Um novo modelo de vigilância para a febre aftosa foi apresentado em reunião promovida pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). O protocolo elaborado pelo Ministério da Agricultura terá foco em “avaliar a biosseguridade das propriedades e educação sanitária quanto à sintomatologia da doença, formas de prevenção e importância da notificação”, destaca a coordenadora estadual do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa da Seapi (Pnefa-RS), Grazziane Maciel Rigon. Em nota divulgada à imprensa, a pasta afirma que a reunião também serviu para alinhar atividades nas supervisões regionais.

Ainda de acordo com Grazziane, a pasta segue com a meta de realizar a visitação de 2% das propriedades gaúchas. Mas haverá uma uma redistribuição das propriedades visitadas por município, devido à atualização do estudo de análise de risco no Estado.Os encontros ocorreram entre os dias 26 e 28 de junho e contaram com a presença de supervisores de suas 15 regionais e mais representantes dos grupos técnicos de Educação Sanitária e Febre Aftosa.

Leia mais no Correio do Povo