Porto Alegre, sábado, 05 de outubro de 2024
img

‘Conceito de democracia não é relativo’, diz Gilmar após fala de Lula, por Rodrigo Vilela/Diário do Poder

Detalhes Notícia
‘Conceito de democracia não é relativo’, diz Gilmar após fala de Lula, por Rodrigo Vilela/Diário do Poder Posicionamento do decano do STF ocorre após fala de Lula para defender o regime venezuelano. Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. Foto: Reprodução de transmissão

 

 

O ministro e decano do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, usou as redes sociais para fazer uma série de postagens rebatendo a fala do presidente Lula que, na última semana, voltou a dizer que o conceito de democracia “é relativo”.

“O conceito de democracia não é relativo. Após a superação dos regimes totalitários do século XX, a democracia não pode, seriamente, ser concebida como uma fórmula vazia, apta a aceitar qualquer conteúdo.”, disse o ministro na primeira postagem.

O ministro seguiu o raciocínio:

“Não é democrático um regime político em que, por exemplo, o Chefe do Executivo vale-se do poder militar para subjugar Congresso e Judiciário (e para garantir a eliminação física dos cidadãos que ousem denunciar abusos ditatoriais).

Leia mais em Diário do Poder