Porto Alegre, quinta, 21 de novembro de 2024
img

Vândalos tentam incendiar casa de prefeito na França, em mais uma noite de violentos protestos, da RFI

Detalhes Notícia
Casa do prefeito de L'Haÿ-les-Roses foi atacada com um carro que depois foi incendiado durante a madrugada deste domingo. Esposa e um dos filhos do casal ficaram feridos. (02/07/2023) AFP - NASSIM GOMRI

A madrugada de sábado (1°) para domingo (2) na França foi marcada por novos tumultos após a morte do adolescente Nahel, de 17 anos, assassinado por um policial em Nanterre, na terça-feira (27), durante uma blitz. Um relatório do Ministério do Interior informa 719 detenções, 45 policiais feridos, 577 carros e 74 edifícios incendiados em todo o país. Em um dos episódios mais graves, a casa de um prefeito da região parisiense foi atacada.

Um carro avançou propositalmente sobre a casa do prefeito de L’Haÿ-les-Roses, nos subúrbios de Paris. A esposa dele e um de seus dois filhos pequenos ficaram feridos. Uma investigação foi aberta por tentativa de homicídio. O prefeito da cidade, Vincent Jeanbrun, denunciou em um comunicado publicado em sua conta no Twitter “uma tentativa de assassinato de uma covardia indescritível”.

Por volta de 1h30 da madrugada, enquanto ele trabalhava pela terceira noite consecutiva para tentar controlar os atos de violência urbana que já haviam depredado o prédio da prefeitura na véspera, vândalos “lançaram um carro contra sua casa e atearam fogo no veículo em seguida, na tentativa de incendiar sua casa”, descreveu ele no comunicado.

Leia mais em RFI