Porto Alegre, sábado, 05 de outubro de 2024
img

Festival de Cinema de Gramado anuncia homenageadas e filmes competidores, por Adriana Androvandi/Correio do Povo

Detalhes Notícia
A organização apresentou os selecionados da sua 51ª edição, com abertura no dia 11 de agosto, com a exibição "Retratos Fantasmas", de Kleber Mendonça Filho. Anúncio contou com a presença do prefeito de Gramado, Nestor Tissot, do curador Marcos Santuario, da presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, e do vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi | Foto: Adriana Androvandi / Especial

 

 

Nesta terça-feira, a organização do Festival de Cinema de Gramado anunciou os filmes que irão compor as mostras competitivas de sua 51ª edição. Dos mais de mil títulos inscritos, as curadorias e comissões de seleção escolheram seis Longas-Metragens Brasileiros, cinco Longas-Metragens Documentais, cinco Longas-Metragens Gaúchos e 23 Curtas-Metragens Gaúchos (lista completa ao final).

Mais uma vez, a diversidade e o ineditismo permeiam a seleção. Dentre os longas brasileiros, as seis produções terão premiére mundial em Gramado. A lista conta com uma representação da diversidade do audiovisual brasileiro, trazendo visões de realizadores e realizadoras do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país. Vale ressaltar a pluralidade dos gêneros, englobando thriller, drama, ficção, biografias e documentários. Os gaúchos não ficam de fora e demonstram a potência do cinema feito no Estado. Os vinte e três curtas-metragens gaúchos foram selecionados por Chico Maximila, artista visual, diretor e produtor cinematográfico, Juliana Costa, crítica e pesquisadora, Zeca Brito, cineasta, diretor e roteirista, Pedro Garcia, jornalista, e Fabi UD, cineasta e multiartista.

Leia mais no Correio do Povo