Porto Alegre, sábado, 05 de outubro de 2024
img

Brasil indica, e Mercosul aprova Ricardo Lewandowski para tribunal do bloco/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Magistrado se aposentou do STF em abril; na nova função, ele deverá mediar controvérsias entre países. Ricardo Lewandowski participa de sua última sessão como ministro do STF, em março - Fellipe Sampaio - 30.mar.23/SCO/STF

 

 

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil anunciou nesta terça-feira (4) a aprovação do ministro aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski, 75, para o cargo de árbitro do TPR (Tribunal Permanente de Revisão) do Mercosul, bloco econômico formado por países sul-americanos.

O mandato de Lewandowski terá início em 28 de julho, disse a pasta. E, no ano que vem, a presidência do TPR caberá ao brasileiro. Nomeado ao STF em 2006, ele deixou a corte em abril passado. Para a vaga do ministro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou o advogado Cristiano Zanin, já aprovado pelo Senado.

O TPR foi criado em 2002 e tem como atribuição mediar controvérsias entre os países do Mercosul. Os árbitros do tribunal devem interpretar e propor medidas para o cumprimento das normas do bloco.

Leia mais na Folha de São Paulo