Porto Alegre, sábado, 05 de outubro de 2024
img

‘Judiciário passou a ser poder político’, afirma Barroso em Porto Alegre, por Diego Nuñez/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Ministro Barroso (centro) participa do 7º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil DIEGO NUÑEZ/ESPECIAL/JC

 

 

Para o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o Poder Judiciário passou a ter papel político no Brasil a partir das últimas décadas. “O Poder Judiciário no Brasil, após a Constituição Federal de 1988, viveu e vive ainda um vertiginoso processo de ascensão institucional. Deixou de ser já há um tempo um departamento técnico especializado. Passou a ser um poder político na vida brasileira. Houve mudança na natureza, no papel, na visibilidade, nas expectativas que existem em relação ao Poder Judiciário”, afirmou Luís Roberto Barroso.

O ministro esteve nesta quarta-feira (5) em Porto Alegre para participar do 7º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), que recebeu representantes de todos os estados do País. No evento, Barroso foi o palestrante sobre o tema “Os Desafios do Poder Judiciário no Brasil”.

“Vou tratar como uma reunião de trabalho. Estou preparando minha gestão (no STF) e estou em busca de ideias e propostas para alguns programas para, na presidência do Supremo, ajudar o Judiciário brasileiro”, disse o hoje vice-presidente do STF aos presidentes dos tribunais estaduais.

Leia mais no Jornal do Comércio