Porto Alegre, sábado, 05 de outubro de 2024
img

Daniela Carneiro conta as horas para deixar o Ministério do Turismo, por Henrique Lessa/Correio Braziliense

Detalhes Notícia
Carta de demissão pode ser apresentada ainda nesta quinta-feira ao presidente Lula. Cargo vai para o União Brasil, como contrapartida para aumentar os votos do governo na Câmara (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

 

 

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, conta as horas para deixar a pasta. Fontes palacianas ouvidas ontem pelo Correio confirmaram que ela deixa o cargo até sexta-feira (7/7), mas a carta de demissão pode ser apresentada ainda nesta quinta-feira (6/7) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Apesar da forte articulação do marido dela, o prefeito de Belford Roxo (RJ), Waguinho Carneiro, que passou os últimos dias em Brasília para fazer lobby pela esposa, a pressão do União Brasil pelo cargo foi mais forte.

Com a necessidade de consolidar uma base de apoio no Parlamento, a saída de Daniela é dada como certa há mais de duas semanas. O principal cotado para substituí-la, o deputado Celso Sabino (União-PA), foi cumprimentado como ministro pelos colegas do Congresso.

Daniela Carneiro foi escolhida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como retribuição ao empenho do casal na campanha presidencial do petista na Baixada Fluminense, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, e com o público evangélico, áreas de influência eleitoral do bolsonarismo. Apesar de, à época das eleições, o casal de políticos fluminenses ser filiado ao União Brasil, a escolha de Daniela para o ministério nunca foi unanimidade na bancada do partido na Câmara.

Leia mais no Correio Braziliense