Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
img

'Cartas de ajuda' são colocadas no viaduto Otávio Rocha, por Cláudio Isaías/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Projeto Help afirma que objetivo da ação é que cartas sejam retiradas pela população TÂNIA MEINERZ/JC

 

 

O viaduto Otávio Rocha, na avenida Borges de Medeiros, no Centro Histórico, um dos cartões postais mais conhecidos de Porto Alegre, tem sido historicamente utilizado como local para a prática de suicídio, conforme a Associação Comunitária do Centro Histórico. Por isso, o projeto Help, em parceria com a Força Jovem Universal (FJU), coloca todos os meses “cartas de ajuda” com a proposta de ajudar às pessoas.

O projeto Help desenvolve ações de acolhimento às pessoas que sofrem com depressão, automutilação, traumas, ansiedade, pensamentos de suicídio, entre outros casos chamados de “doenças do século”. A diretora do Departamento de Relações Públicas do Projeto Help, Eriane Ferraz, ressalta que a ação é laica e sem fins lucrativos. “Todos os meses colocamos as cartas de ajuda no viaduto Otávio Rocha com o objetivo de ajudar às pessoas”, destaca.

Segundo Eriane Ferraz, além do viaduto, as mensagens são colocadas em praças e árvores por cerca de 500 voluntários que atuam em todo o Estado. As cartas possuem as seguintes mensagens: “É impossível você saber o resultado se não tentou. Então, recomece! Você não vai se arrepender”; “E que a vontade de realizar meus sonhos, seja maior que o medo”; “De cabeça erguida e com vontade de lutar, acredito que o melhor ainda está para chegar” e “Posso cair até mil vezes, mas nada vai me impedir de levantar mil vezes de novo”. De acordo com Eriane Ferraz, as cartas são colocadas por três voluntários no viaduto e a intenção é que as pessoas levem as cartas e leiam as mensagens.

Leia mais no Jornal do Comércio