Porto Alegre, domingo, 06 de outubro de 2024
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Conar abre processo ético contra Volkswagen por uso de imagem de Elis em propaganda, por Mônica Bergamo/Folha de São Paulo

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Cantora, que já morreu, aparece fazendo dueto com sua filha graças ao uso da Inteligência Artificial (IA). As cantoras Maria Rita e Elis Regina no filme publicitário - Divulgação/Volkswagen

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) instaurou um processo ético para investigar o anúncio em que a Volkswagen usa a imagem de Elis Regina em uma propaganda da marca. A peça é assinada pela agência AlmapBBDO.

A cantora morreu em 1982.

Segundo o Conar, a representação foi aberta depois de queixa de consumidores que “questionam se é ético ou não o uso da Inteligência Artificial (IA) para trazer pessoa falecida de volta à vida como realizado na campanha”.

O processo analisará se herdeiros podem autorizar o uso da imagem de uma pessoa que já morreu para uma peça criada por meio de IA em cenas das quais ela não participou em momento algum de sua vida e que são, na verdade, ficcionais.

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