Na capital goiana para participar do Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que acontecerá em Porto Alegre em 2024, o prefeito Sebastião Melo reuniu-se nesta quarta-feira, 19, com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. O encontro no Palácio das Esmeraldas confirmou a adoção pelo governo do estado do Sistema do Complexo Regulador de Saúde de Porto Alegre, desenvolvidos na íntegra pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa), em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Entre as tecnologias avaliadas pela administração, o governador afirmou a definição pelo sistema de Porto Alegre. Agora, os times do governo e da prefeitura trabalharão nos ajustes finais para formalizar a parceria. “O prefeito Melo vem em um momento importante que estamos firmando parcerias com a saúde gaúcha, com plataformas das mais sofisticadas de controle de pacientes e de internação”, afirmou o Caiado.
A tecnologia inclui três sistemas desenvolvidos na íntegra pela Procempa, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, dedicados à regulação de consultas, leitos e procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). A plataforma, desde a pandemia, também é o sistema oficial de regulação do Governo do Rio Grande do Sul, a partir de convênio firmado com a prefeitura.
“Um projeto que nasceu dentro da prefeitura agora também estará a serviço da saúde pública de Goiás, além do Rio Grande que também aderiu. O objetivo é usar a tecnologia cada vez mais para fortalecer o SUS e dar mais eficiência e transparência na gestão dos serviços ao cidadão”, reforçou Melo, acompanhado pela presidente da Procempa, Letícia Batistela, do secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, e do diretor-geral de Regulação, Jorge Osório.
Tecnologia na saúde – O Gerint (gerenciamento de leitos), o Gercon (gerenciamento de consultas) e o Gerpac (gerenciamento de procedimentos especiais como oncologia) compõem o Sistema do Complexo Regulador de Saúde da Capital.
A partir da implantação do Gercon, em 2016, houve avanços nos processos regulatórios da capital gaúcha e, depois, no Estado do Rio Grande do Sul, com a qualificação da demanda focando na necessidade dos pacientes e na priorização dos casos mais urgentes.
Um dos diferenciais do Gercon é a regulação do acesso às consultas especializadas com redução das ausências. Já o Gerint teve sua importância elevada ainda mais na pandemia, com o monitoramento da ocupação de 100% dos leitos hospitalares (SUS) de Porto Alegre, pela integração de sistemas. O Gerpac trouxe o controle on-line da produção de procedimentos de alta complexidade (quimioterapias, radioterapias, hemodiálises, entre outros).
Conasems – Porto Alegre conquistou para 2024 a realização do Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A 37ª edição do evento, que confirmou a capital gaúcha como sede do próximo encontro, se encerrou nesta quarta-feira, em Goiânia, ultrapassando os 11 mil participantes, entre gestores, trabalhadores e profissionais do SUS de todos os estados do país.
“Faremos na Capital um grande congresso para discutir avanços e tomar decisões pela saúde pública que interessam a todo o país. Agradecemos muito a confiança dada à nossa cidade, que leva a sério e trabalha muito pela qualificação dos serviços prestados no SUS”, afirmou o prefeito na plenária de encerramento.
Agenda – Nesta quinta-feira, 20, às 11h, Melo será recebido pelo prefeito de Goiânia, Rogério Cruz. Na pauta, debaterão a reforma tributária, que passará pelo Senado, e os desafios da mobilidade urbana. Melo é vice-presidente de Mobilidade da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).