Porto Alegre, quinta, 18 de abril de 2024
img

Balanço aponta aumento de 15% nas visitações ao Esculturas Parque Pedras do Silêncio

Detalhes Notícia
Empreendimento de Nova Petrópolis aposta na arte e na inclusão como diferenciais

 

 

O Esculturas Parque Pedras do Silêncio, empreendimento familiar, localizado em Nova Petrópolis, recebeu mais de 15 mil visitantes no primeiro semestre de 2023. É o que aponta o balanço realizado pela administração do local, que une história, arte e cultura da imigração germânica.

O acréscimo foi de 15% em comparação ao ano de 2022. A maioria dos visitantes são de cidades gaúchas como Porto Alegre, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Pelotas e Santa Maria. Entre os turistas de outros estados estão São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco. Para o proprietário do estabelecimento, Valmor Heckler, o encantamento e a acessibilidade são as principais impressões de quem visita o local pela primeira vez. “O capricho do local e a riqueza oferecidos em termos de história e arte são nossos diferenciais”, ressalta.

A beleza das 80 obras esculpidas em pedra de arenito fica ainda mais evidente em meio à natureza, um verdadeiro convite para realizar o passeio. A experiência se dá pela contemplação visual e pelo resgate e valorização da história nos caminhos desbravados pelos alemães no RS. Os monumentos contam ainda com o recurso de audiodescrição possibilitando uma vivência única e inclusiva para todos.

A expectativa para os próximos meses é ter uma elevação de 35% a 45% no número de visitantes. “Estamos trabalhando em mais atrações, projetos interativos com crianças e atividades alusivas a datas importantes, como o bicentenário da imigração alemã, em 2024”, enfatizou Heckler.

Recentemente, uma parceria entre o Esculturas Parque Pedras do Silêncio e a Prefeitura de Nova Petrópolis possibilitou que cerca de 550 alunos de escolas do município fizessem o roteiro.