O posto avançado da Guarda Municipal foi entregue na tarde desta sexta-feira, 28, no Parque Farroupilha (Redenção). Em formato de contêiner, o equipamento tem 12 metros de comprimento e 2,5 metros de largura e fica localizado próximo ao Monumento do Expedicionário, junto à avenida José Bonifácio. As imagens obtidas pelas 26 câmeras de monitoramento do parque estarão à disposição dos agentes, em tempo real. A estrutura vai facilitar, ainda, o deslocamento da guarnição às ocorrências de toda a área central da cidade. Viabilizado por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) e duas empresas privadas, o projeto não gerou custos à administração.
“É mais uma ação no sentido de fortalecermos a atuação da Guarda Municipal em Porto Alegre, mas sempre lembramos que segurança é integração. E os parques públicos devem ser usados com liberdade e responsabilidade” – Prefeito Sebastião Melo.
Entre as principais novidades do projeto estão um observatório, instalado na parte superior da estrutura, que será usado nos eventos realizados no parque; e um espaço dedicado ao abrigo dos equipamentos usados no dia a dia, como quadriciclos e bicicletas. O posto permanecerá aberto 24 horas por dia, sete dias por semana.
“Nosso objetivo é dar mais tranquilidade aos frequentadores da Redenção e aos moradores dos bairros localizados nas imediações do parque. O formato em contêiner dá versatilidade à instalação. Estudamos a possibilidade de levar esta proposta a outras regiões da Capital”, ressalta o secretário de Segurança, Alexandre Aragon.
“Levamos em conta os critérios de preservação do parque e as demandas de Segurança para entregar o posto de forma célere, minimizando intervenções na fauna, flora e patrimônio histórico”, destaca o arquiteto responsável pelo projeto, Tiago Reis.
Tecnologia – A Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) foi a responsável pela solução de conectividade que permitiu o funcionamento da Internet e da rede da prefeitura na nova base operacional da Guarda Municipal.
Ocorrências – A Guarda Municipal participou do atendimento de 133 ocorrências na Redenção entre janeiro de 2021 e julho de 2023. No mesmo período, a corporação também realizou 431 ações preventivas no espaço – totalizando 564 incursões com o objetivo de dar segurança aos frequentadores do parque.
Entre as ocorrências, predominam as abordagens (42%), atendimentos às denúncias da população (13%) e suspeitas de furtos e roubos (9%). Enquanto isso, a maior parte das ações preventivas são de fiscalização e policiamento (50%), patrulhamentos preventivos (14%) e ações integradas com os demais órgãos de segurança (12%).