Enquanto a Apple, gigante das big techs, cresceu menos de 70% nos últimos seis anos, a Fazenda Esperança, de Alegrete (RS) alcançou 400% de crescimento no mesmo período. Guardadas as proporções, trata-se de um número que impressiona por se tratar de genética na pecuária, que geralmente tem crescimento gradual ao longo dos anos. O resultado vem superando as expectativas e consolida a marca da empresa na genética Braford.
O aumento de 400% em faturamento tem uma estratégia: o atalho no ganho em genética através de embriões, a construção de uma marca forte e à liderança com coragem e visão empresarial. “Não se trata apenas de ter resultado financeiros. Temos obtido sucesso nos julgamentos da raça e na expansão de nossa genética pelo país, utilizando inovações em gestão, comercialização e biotecnologia”, afirma o CEO da Fazenda Esperança, Raphael Houvayek.
Quando o empresário assumiu a gestão da empresa, em 2015, trabalhou para mudar a produção, que era de cria, para ciclo completo. “Hoje não produzimos só o terneiro. Em vez de vender, a gente recria. Depois de recriar durante o inverno, a gente termina, leva para outra pastagem de verão e engorda”, afirma o empresário. O abate ocorre entre 18 e 20 meses. A Esperança também apostou na aceleração da genética, que hoje representa 60% do faturamento. A comercialização ocorre em venda de embriões, remate e venda direta de touros e fêmeas na propriedade. “Crescemos em razão desta aceleração e conseguimos levar a marca da Esperança para criadores e investidores de todo o país”, comemora. Como aposta para essa temporada, a empresa realiza Leilão de Embriões no dia 17 de agosto e Leilão de touros, fêmeas e prenhezes, além de Dia de Campo no dia 9 de setembro. Mais informações em instagram/
Essa opção por diferentes formatos vem garantindo a visibilidade da fazenda. Em 2022 a Esperança inovou ao levar para a raça Braford a formação de um condomínio de compradores para o Touro Maradona. O investimento dos compradores não tardou a dar retorno. Maradona tem no currículo o título de Reservado Grande Campeão Expointer 2022 e 3º Melhor Macho Nacional Braford de 2022 e, recentemente, sagrou-se Reservado Grande Campeão Nacional Braford 2023. Além de Maradona, outros exemplares da Esperança marcaram presença na exigente pista da Nacional da Associação Brasileira de Hereford e Braford, realizada em maio. Marlboro da Esperança foi Reservado Campeão Júnior e Roseta da Esperança, a terceira melhor terneira.
Animais criados a pasto
O crescimento e a visibilidade da Esperança, bem como os ganhos na produção de carne com animais precoces, são frutos de investimentos em diferentes áreas como a aceleração da genética com o uso da transferência de embriões, e a criação exclusiva a pasto. Hoje, os animais da fazenda têm 300 hectares de pastagens melhoradas que, mesmo com a estiagem que o Rio Grande do Sul registrou nos últimos anos, atenderam plenamente as doadoras, touros e terneiros da Esperança.
Sobre a Fazenda Esperança
A Fazenda Esperança é uma empresa familiar, de Alegrete, que já está na quinta geração. Há quase 20 anos iniciou o trabalho na criação de animais da raça Braford, com foco em fêmeas. A intenção é aliar sempre precocidade, rusticidade fertilidade e garantindo eficiência financeira para os clientes. A escolha pela biotecnologia como forma de distribuir essa genética tem como objetivo democratizar a raça e levá-la para todo o país. Com resultados expressivos em julgamentos exigentes, a Fazenda Esperança consolida seu objetivo de busca por eficiência. Um dos braços da empresa é a Universidade Esperança, um portal de educação construído para desenvolver estudantes e profissionais do agronegócio. A missão da Fazenda Esperança é produzir alimento através do agronegócio sustentável, levando inovação e inspiração ao produtor rural.