Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

Genética é segredo da qualidade do suco de uva, por Lucas Keske/Correio do Povo

Detalhes Notícia
O comunicado foi feito durante reunião do Conselho Deliberativo do Fundovitis, com a presença do titular da Seapi, Clair Kuhn - Foto: Cassiane Osório/Ascom Seapi | Foto: Valtair Camacho / Embrapa / Divulgação

No ano em que completa 50 anos de existência, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) se aproxima de completar um outro aniversário: quatro décadas desempenhando papel fundamental na melhoria da qualidade e competitividade do suco de uva no Brasil. Desde 1985, o Programa de Melhoramento Genético Uvas do Brasil, coordenado pela Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, dedica-se a aprimorar a qualidade do suco de uva nacional por meio do desenvolvimento de novas variedades de uvas adaptadas às diferentes regiões do país.

De acordo com o pesquisador da Embrapa e doutorando em Genética e Melhoramento Adeliano Cargnin, as cultivares resultantes desse trabalho possuem características superiores, como melhor sabor, cor e teor de fenólicos, além de apresentarem maior resistência a doenças, tornando a produção mais sustentável. “Isso é fruto desse trabalho desenvolvido há quase 40 anos. Sempre pensando na adaptação dessas cultivares ao clima, solo e ao nível tecnológico que temos no Brasil”, destaca Cargnin.

O programa não se limita aos polos tradicionais de produção, como o Sul do país, pois tem como um de seus focos expandir o conhecimento para as regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Com o objetivo de atender à demanda por sucos saudáveis e funcionais, a Embrapa investe em pesquisas que levam em consideração as condições climáticas e de cultivo de cada região. Além do melhoramento genético, também trabalha no desenvolvimento de mudas, orientações para o manejo adequado e elaboração de sucos de qualidade. Esses esforços combinados têm impulsionado a produção de suco de uva no país (que ultrapassou em 2020 os 130 milhões de litros) fortalecendo a indústria nacional e oferecendo opções mais atrativas aos consumidores.

Leia mais Correio do Povo