Porto Alegre, segunda, 07 de outubro de 2024
img

Reforma Tributária: inversão de forças no Senado amplia influência de Norte e Nordeste para alterar texto, por Victoria Abel/O Globo

Detalhes Notícia
Configuração da Casa reduz o peso dos governadores do Sul e do Sudeste na tramitação, que será retomada nesta semana. Haddad apoia redução de exceções. Senado Federal Jonas Pereira/Agência Senado

 

 

A tramitação da Reforma Tributária no Senado — que será retomada nesta semana com o fim do recesso do Legislativo — terá uma inversão na correlação de forças políticas em comparação com as negociações na Câmara, onde a proposta de emenda à Constituição (PEC) foi aprovada no início do mês.

Os estados do Sul e do Sudeste tiveram papel decisivo na aprovação do texto pelos deputados, com destaque a para a atuação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), contrariando o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na Casa vizinha, no entanto, as modificações cogitadas pelos senadores terão maior influência dos estados do Norte e do Nordeste, com maior ênfase nas questões federativas e com sinais de apoio do governo.

Leia mais em O Globo