Porto Alegre, segunda, 07 de outubro de 2024
img

Inquérito militar livra tropas e aponta erro do governo Lula no ataque de 8/1, por Thaísa Oliveira/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Apuração do Exército diz que era possível ter evitado com planejamento invasão do Planalto ou minimizado danos. Golpistas quebram janelas do Palácio do Planalto durante invasão às sedes dos Poderes, em 8 de janeiro - Gabriela Biló/Folhapress

 

 

O inquérito policial militar aberto para investigar os militares que deveriam ter protegido o Palácio do Planalto diante dos ataques golpistas de 8 de janeiro livrou as tropas de culpa e apontou “indícios de responsabilidade” da Secretaria de Segurança e Coordenação Presidencial, que integra a pasta do GSI (Gabinete de Segurança Institucional).

A apuração concluiu que, se houvesse tido planejamento “adequado” no início do governo do presidente Lula (PT), seria possível ter evitado a invasão do palácio ou minimizado os estragos.

O relatório sigiloso, obtido pela Folha, foi finalizado em 2 de março e recebeu uma complementação no dia 14 daquele mês.

A investigação indica a responsabilidade da secretaria do GSI de forma genérica, sem mencionar o nome dos responsáveis. A conclusão cita ainda a sigla DSeg, do Departamento de Segurança Presidencial.

Leia mais na Folha de São Paulo