Porto Alegre, terça, 08 de outubro de 2024
img

De Janones a Russomano, 87 deputados compõem a 'bancada do silêncio'; ranking de discursos na Câmara, por Fernanda Alves/O Globo

Detalhes Notícia
Bolsonaristas dominam tribuna da Casa no primeiro semestre; foco da interlocução está nos bastidores, e excessos fazem parte de estratégia dos apoiadores do ex-presidente para as redes sociais. André Janones e Celso Russomano, que não discursaram nenhuma vez; e Cabo Gilberto e Erika Kokay, entre os que mais se pronunciam. Fotos de divulgação

 

 

Espaço de pronunciamentos históricos, como o de Ulysses Guimarães ao promulgar a Constituição de 1988, a tribuna do plenário da Câmara ainda não atraiu 17% dos parlamentares da Casa nos primeiros seis meses da nova Legislatura: dos 513 deputados, 87 não discursaram nenhuma vez, aponta levantamento do GLOBO. Atuante nas redes sociais, André Janones (Avante-SP) está na lista dos que não recorreram ao parlatório, assim como Celso Russomanno (Republicanos-SP) e Tiririca (PL-SP), ambos ligados à área da comunicação. Na outra ponta do ranking, cinco entre os dez que mais foram à tribuna são bolsonaristas. Para especialistas, o comportamento deste grupo indica uma estratégia para se conectar com o eleitor via internet, onde veiculam trechos de suas falas, já que o poder de convencimento entre pares se dá nos bastidores.

Os dados analisados são da própria Câmara, que contabiliza e registra a íntegra dos discursos. A maior parte das explanações também é transmitida ao vivo pela TV Câmara e disponibilizada em tempo real pelo aplicativo (Infoleg). O levantamento mostra ainda que, no período analisado, 50 deputados falaram na tribuna em apenas uma ocasião, enquanto outros 36 só usaram duas vezes o espaço.

— Não banalizo o uso da tribuna. Só a uso para mobilizar a população ou tentar convencer meus colegas de algum ponto de vista — explicou Janones.

Leia mais em O Globo