Porto Alegre, segunda, 07 de outubro de 2024
img

Anúncios de Lula pegam ministros de surpresa e chegam a contrapor acertos firmados com as pastas, por Sérgio Roxo/O Globo

Detalhes Notícia
Presidente fez declarações públicas sobre passagens mais baratas para determinados públicos, fechamento de clubes de tiro e descontos para a linha branca. Os ministros Flávio Dino (Justiça) e Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) — Foto: Agência O Globo

 

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem puxado para si a divulgação de medidas que o governo pretende implementar, mas, com frequência, seus anúncios pegam de surpresa até os ministros responsáveis por botar de pé os projetos propagandeados pelo chefe. Em alguns casos, as declarações do petista contrariam acordos feitos com os próprios titulares das pastas. Os episódios têm se concentrado nas suas lives semanais.

Ontem, Lula afirmou que o Ministério do Turismo vai apresentar um programa para baratear os preços de passagens para aposentados, trabalhadoras domésticas e outros grupos. O novo chefe da pasta, Celso Sabino, assumiu há apenas duas semanas. Questionado, o ministério informou que esse programa mencionado pelo presidente é uma ramificação do projeto “Voa Brasil” e que há alternativas em estudo para baratear diárias em hotéis também, em uma iniciativa ainda incipiente.

Na semana passada, também na live, Lula disse ter a intenção de fechar todos os clubes de tiro que não são destinados a policiais ou às Forças Armadas:

— Eu não acho que um empresário que tem um lugar para praticar tiro é um empresário. Eu já disse para o Flávio Dino: nós temos que fechar quase todos (os clubes de tiro), só deixar aberto aqueles que são da PM, do Exército ou da Polícia Civil. Nós não estamos preparando uma revolução. Eles tentaram preparar um golpe.

Leia mais em O Globo