Porto Alegre, quinta, 18 de abril de 2024
img

Eleição do Cremers: Chapa 3 divulga nota sobre cancelamento de registro

Detalhes Notícia

COMUNICADO À IMPRENSA

A Chapa 3 – Pra Frente Cremers informa que recebeu com surpresa a decisão da Comissão Regional Eleitoral (CRE) de impugnação da sua participação na eleição ao Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers), sob o argumento de que dois de seus integrantes não haviam registrado empresa junto ao órgão.

Embora a ação proposta por uma das três chapas concorrentes tenha sido encaminhada após a homologação da Chapa 3 pela CRE, é notório que a questão de inelegibilidade era sanável legal e tempestivamente, tanto que foi resolvida imediatamente.

Os dois médicos integrantes da Chapa 3 registraram as empresas e pagaram as taxas referentes ao serviço, sendo que não havia qualquer dívida junto ao Cremers. Mesmo assim, a CRE decidiu pela impugnação.

Cabe esclarecer que a decisão é passível de recurso. A Chapa 3 já tomou as medidas jurídicas cabíveis para que a eleição possa ser decidida por meio do voto e não por manobras jurídicas.

É importante esclarecer dois fatos fundamentais para o bom e justo andamento do pleito.

Primeiro, a chapa que tenta impugnar as candidaturas concorrentes é a mesma que já ingressou com 10 representações contra a Chapa 3 junto à CRE. Dessas, sete foram indeferidas; três foram deferidas, sendo duas posteriormente reformadas pela Comissão Nacional Eleitoral em favor da Chapa 3; e a mais recente é a que trata da tentativa de impugnação.

Segundo, a Comissão Nacional Eleitoral emitiu decisão favorável a uma chapa que concorre no estado do Paraná e que enfrentou o mesmo caso de tentativa de impugnação.

Dessa forma, a Chapa 3 – Pra Frente Cremers, segue em campanha e está otimista no restabelecimento da verdade e da justiça.

A Chapa 3 enfrenta com transparência as tentativas de acabar com o direito dos médicos do Rio Grande do Sul de escolherem, por meio do voto, a próxima gestão do Cremers para o período 2023-2028.

Essa manobra jurídica envergonha a imagem e a credibilidade da comunidade médica, conquistadas com esforço e dedicação de médicos de conduta ética.

A Chapa 3 segue em campanha eleitoral de forma limpa e democrática, com respeito aos médicos do RS, como deve ser a apresentação de ideias e de propostas para a atuação ética do Cremers.

CHAPA 3 – PRA FRENTE CREMERS