A Fundação Pan-Americana de Desenvolvimento (PADF) esteve em Canoas, na última quarta-feira (2), para dar início à construção de uma parceria para acolhimento dos jovens e adultos imigrantes na rede pública de ensino na cidade. A reunião contou com a participação da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Coordenadoria da Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes.
“Sempre buscamos acolher da melhor forma possível os alunos que vêm de outros países. Essa parceria vai auxiliar para que tenhamos uma rede de apoio ainda mais completa, para atender as demandas e necessidades que surgirem destes estudantes”, destaca a secretária municipal de Educação, Beth Colombo.
De acordo com a secretária especial da Coordenadoria da Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, Ednea Paim, a parceria com a SME é de extrema importância para o acolhimento dos imigrantes “É muito importante que a escola promova oficinas, aulas e debates sobre imigração, além de trazer curiosidades sobre os países. É uma forma de se sentirem acolhidos. Isso ajuda a reforçar o ensino na escola e o respeito às diferentes culturas”, destacou.
A PADF tem a missão de dar assistência a pessoas e comunidades vulneráveis e excluídas nas Américas, através de ações que promovam um progresso econômico e social sustentável com oportunidades para todos. De acordo com o coordenador de programas da entidade, Sebastian Quintana, a fundação trabalha na América Latina e Caribe com o objetivo de tornar a região mais fortalecida. “Trabalhamos para que a região seja mais saudável, pacífica, justa, inclusiva, resiliente e sustentável para as gerações atuais e futuras. Fazemos parceria e capacitamos a sociedade civil, os governos e o setor privado para o bem maior da região”, salientou.