O Trecho 2 da Orla do Guaíba é um terreno de 134 mil metros quadrados, situado entre a Rótula das Cuias e o Arroio Dilúvio. As obras no espaço deverão começar só em 2024, mas as expectativas são altas para essa grande renovação na paisagem de Porto Alegre. A empreitada incluirá uma marina pública, um farol mirante e um centro de eventos, projetado para acomodar até 10 mil pessoas. Esses são pontos altos do projeto que é uma parceria público-privada com o orçamento de R$ 400 milhões.
Essas três construções fazem parte dos itens considerados obrigatórios no projeto que também prevê um anfiteatro, reserva natural para cágados, caminhos das flores, ciclovias, decks, passarelas, parque infantil, cachorródromo.
Para a secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini, o projeto é a realização de dois sonhos para Porto Alegre. “O primeiro deles, bem antigo, é de ter uma marina pública naquele local. Desde o aterro, em 1950, mais ou menos, já se previa que ali teríamos uma marina pública que faria a conexão da cidade com o seu lago. E o segundo sonho é ter um centro de eventos qualificado, tecnológico, perto de todas as áreas importantes da cidade, para que a gente possa aumentar o turismo, conhecimento, trazendo encontros, convenções sobre saúde e tantas outras coisas que a nossa cidade tem para oferecer para o turista e para quem tiver interesse”, declarou.
Leia mais no Correio do Povo