Porto Alegre, terça, 08 de outubro de 2024
img

Arthur Lira anula convocação do ministro Rui Costa pela CPI do MST, por Levy Teles e Gabriel de Sousa/O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Convocação de Rui Costa era vista como uma derrota ao governo Lula, já que o ministro possui atritos passados com o movimento dos sem-terra; recurso para anular o depoimento foi de deputado petista. O ministro Rui Costa (Casa Civil) prestará depoimento na CPI do MST Foto: Wilton Junior/Estadão

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anulou a convocação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A informação está no Diário da Casa desta quarta-feira, 9. O depoimento estava marcado para as 14 horas.

O recurso que pediu a anulação da convocação do ministro foi apresentado pelo deputado federal Nilto Tatto (PT-SP). O parlamentar argumentou que a medida foi inválida por não ter “fato determinado”, como estabelece a Constituição.

Lira entendeu que não há relação entre a atuação do ministério comandado por Rui Costa e as investigações do colegiado. “No caso em tela, não se demonstrou no requerimento a conexão entre as atribuições do Ministro da Casa Civil da Presidência da República e os fatos investigados pela CPI sobre o MST”, diz o presidente da Câmara na decisão sobre o recurso.

Leia mais em O Estado de São Paulo