Porto Alegre, terça, 08 de outubro de 2024
img

Redescoberta da alma: a dança como forma de autoconhecimento e socialização

Detalhes Notícia
FOTO: THIAGO GUIMARAES

 

 

Um sorriso largo, passos ritmados e olhos brilhando. Neria Flores, 61 anos, não disfarça a alegria e o amor pela dança. “Eu danço desde muito pequena e com a pandemia me via doida sem poder dançar. Dançando tu é um mundo novo dentro de ti mesma, tu te acha, acha tua alma perdida”, comenta a moradora do bairro Niterói.

Neria é uma das alunas do projeto de dança oferecido pela Prefeitura de Canoas, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), que ocorre no Centro de Convivência do Idoso (CCI) e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

No CCI, o público-alvo são pessoas acima de 60 anos. Caso de Madalena Beck Epifanio, 69 anos, moradora do bairro Estância Velha. Ela conheceu as aulas por meio da filha, que indicou que a mãe procurasse o Centro de Convivência. “Pra mim é um desafio dançar, pois é uma coisa que nunca pratiquei antes. Passei anos vivendo a vida dos outros e agora decidi viver a minha. Fazer coisas novas, que eu vá me encaixar, e estou muito feliz aqui”.

Investir nas pessoas, na qualidade de vida e no cuidado é o intuito do projeto, aberto a toda comunidade. Quem se interessar pelas aulas basta procurar o CRAS de referência e solicitar a participação. Pessoas com 60 anos ou mais devem se dirigir ao CCI, localizado na rua Clemente Pinto, 92, no bairro Nossa Senhora das Graças.