Porto Alegre, domingo, 19 de maio de 2024
img

Lula participa da posse do novo presidente do Paraguai nesta terça

Detalhes Notícia
Santiago Peña foi eleito no pleito realizado em 30 de abril © Ricardo Stuckert/PR

 

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já embarcou para Assunção, onde participa na terça-feira (15) da posse do novo presidente do Paraguai, Santiago Peña. Na noite desta segunda-feira (14), Lula se encontra com o ex-presidente do país Fernando Lugo.

Peña realizou duas visitas a Brasília neste ano, no dia 16 de maio e em 28 de julho, ocasiões em que se encontrou com o presidente Lula. Candidato do Partido Colorado, Peña foi eleito no pleito realizado em 30 de abril, com 42,74% dos votos.

O Brasil é o principal parceiro comercial do Paraguai, país que abriga a terceira maior comunidade brasileira no exterior, atrás apenas de Estados Unidos e de Portugal. A estimativa é que 245 mil brasileiros vivam atualmente em território paraguaio.A relação bilateral abrange temas de interesse estratégico para as duas nações, como a usina Itaipu Binacional, combate a ilícitos e comércio e investimentos recíprocos.

Lula retorna ao Brasil ainda na terça-feira. Durante a viagem, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, assume a Presidência interinamente.

Agência Brasil