A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo explicou que o apresentador Fausto Silva ocupava a segunda posição na fila do transplante do coração ofertado, na madrugada deste domingo (27), pela Central de Transplantes do estado. De acordo com a pasta, a equipe transplantadora do paciente que ocupava a primeira posição optou pela recusa do órgão.
A secretaria ainda pontuou que Faustão estava entre os quatro pacientes prioritários para o transplante de hoje e que o apresentador só foi transplantado após a recusa do órgão pela equipe responsável pelo primeiro paciente.
A seleção gerada para a oferta do coração deste receptor, através do sistema informatizado de gerenciamento do sistema estadual de transplantes, trouxe 12 pacientes que atendiam aos requisitos. Destes, quatro estavam priorizados, sendo que o paciente ocupava a segunda posição nesta seleção (nota da Secretaria de Saúde)
A nota da pasta também ressaltou que o tempo de espera por um transplante de coração, para potenciais receptores do grupo sanguíneo B (mesmo do Faustão), é de um a três meses. Em casos prioritários, esse tempo é reduzido devido à eminente condição de morte do receptor.
Leia mais em Band