Com a presença do governador Eduardo Leite e da cúpula da segurança pública do Rio Grande do Sul foi lançada na tarde desta segunda-feira, 28, a Delegacia Online do Agro. O evento ocorreu na Casa da Farsul, na 46ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A ferramenta tem o objetivo de facilitar os registros de ocorrências de crime ocorridos em áreas rurais do Rio Grande do Sul. Além do serviço, que está em funcionamento dentro do site da Delegacia Online, foram divulgados planos para incrementar a atuação da Polícia Civil e da Brigada Militar no campo.
“O empreendedor da área rural lida com o imponderável do clima. Quanto a isso, pouco podemos fazer, mas é fundamental que o Estado esteja presente para proteger o patrimônio”, disse Leite. O governador também salientou que a administração estadual acompanha atentamente o “menor sinal” que possa indicar algum plano de invasão de propriedade rural no Rio Grande do Sul: “Não toleramos que se desafie o interesse da sociedade”. O presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, saudou a iniciativa e a ação de Leite no setor de segurança pública: “O senhor tem atuado para reestruturar o sistema de segurança”, afirmou. Gedeão salientou que o avanço na repressão aos crimes no campo resulta de uma “evolução contínua” para favorecer o principal setor de sustentação da economia gaúcha.
Batizado de Agrodol, a Delegacia Online do Agro é um projeto elaborado pelo Departamento de Tecnologia da Informação Policial da Polícia Civil, através da Delegacia Online. Por meio da plataforma, são disponibilizados formulários para registro de abigeato, furto, roubo e alteração de limites divisórios, além da opção de relatar outras ocorrências na zona rural. O usuário poderá acessar a página de qualquer dispositivo eletrônico com acesso à internet, como celular, computador, tablet e notebook.
No evento também foi anunciada a instalação de três novas Delegacias de Polícia Especializadas na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato. Com isso, o Estado passará a contar com sete unidades desse tipo. Além disso, será criada uma divisão específica para coordenar o trabalho. Na ocasião, ocorreu ainda a entrega simbólica de 15 novas viaturas para a Brigada Militar, destinadas a reforçar o patrulhamento das áreas rurais.