Porto Alegre, quinta, 10 de outubro de 2024
img

Porto Alegre: Acampamento Farroupilha terá esquema de trânsito e transporte

Detalhes Notícia
Foto: PMPA

 

 

Para facilitar o acesso ao Acampamento Farroupilha, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) preparou um esquema de trânsito e transporte na região do Parque Harmonia. A partir desta sexta-feira, 1º, até 20 de setembro, será proibido estacionar na rua Otávio Francisco Caruso da Rocha e serão disponibilizadas áreas para o embarque e desembarque de táxi e transporte por aplicativo.

Além disso, os agentes da EPTC monitoram diariamente a região e, em casos de movimento intenso de veículos, poderá ocorrer bloqueio do acesso à avenida Augusto de Carvalho pela Loureiro da Silva. Neste caso, os motoristas devem seguir pela Loureiro da Silva, pegar a rua Antônio Klinger Filho, avenida Borges de Medeiros e chegar até o acampamento pela avenida Aureliano de Figueiredo Pinto.

Transporte – Há pontos para embarque e desembarque de táxi e aplicativos, além de transporte público disponível 24 horas. Para usuários do táxi, há duas áreas de embarque e desembarque, uma na avenida Augusto de Carvalho, no lado direito da via, sentido Centro-bairro no trecho compreendido entre a avenida Loureiro da Silva e a rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, e um ponto na rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, em frente à Justiça Federal.

Já o embarque e desembarque no transporte por aplicativos, pode ser feito na avenida Augusto de Carvalho, sentido bairro-Centro, esquina com a Otávio Francisco Caruso da Rocha, pouco antes da parada do T1. Para quem optar por utilizar o transporte público, o Acampamento Farroupilha é atendido por 36 linhas de ônibus em dias úteis, 33 aos sábados e 30 aos domingos. As linhas e seus respectivos pontos de parada podem ser conferidos pelos aplicativos Cittamobi e Moovit ou clicando aqui.

Piquete EPTChê – Além das alterações de trânsito, a EPTC programou uma série de atividades que vão acontecer no piquete EPTChê, durante a visitação de escolas, grupos de idosos e organizações não-governamentais (ONG’s). As atividades vão ser realizadas pela equipe da Escola Pública de Mobilidade Urbana da EPTC, nos turnos manhã e tarde.

Criado em 1999, o piquete EPTChê era um espaço de confraternização dos funcionários. Aos poucos, algumas ações educativas começaram a ser realizadas. A partir de 2015, a Coordenação de Educação para Mobilidade focou em ações como a visita das escolas ao acampamento. Hoje, o trabalho da Escola Pública de Mobilidade se une à cultura gauchesca por meio da música, teatro, poesia, além de ações educativas nas ruas do acampamento, no circuito da Ciranda Escolar e apresentações teatrais no Palco Central.