Uma exposição interativa que tem o objetivo de promover o resgate da memória afetiva pelos rios e colocar em evidência uma outra relação da cidade com sua geografia. Essa é a proposta de “FabuláRIOS – as águas, suas gentes, memórias, plantas, bichos e outros seres”. A mostra será inaugurada neste sábado (2) e estará aberta à visitação até 3 de dezembro, no Parque dos Rosa.
Com curadoria de Gabriela Romeu, a exposição cenográfica e interativa leva o público a navegar pelo universo das águas, sua biodiversidade, assim como a conhecer os povos, suas histórias, brincadeiras, tradições e saberes. A partir de uma perspectiva poética e lúdica, a mostra aborda o patrimônio cultural das águas e a relação das infâncias com esse elemento tão essencial à vida.
“A exposição parte de um percurso de investigação, cheio de perguntas e diálogos. O público é convidado a navegar no tema, que sensibilizará as crianças para a importância dos recursos hídricos e sua urgente preservação, das memórias das águas e da riqueza imaterial dos rios”, explica a curadora da FabuláRIOS, Gabriela Romeu.
Conforme a secretária adjunta de Cultura, Tina Colares, a exposição contagiará a comunidade canoense por dialogar com o Parque e toda a sua beleza natural. “Um projeto muito bem costurado com comunidades de toda a região metropolitana. Nós estamos recebendo não só uma exposição, mas uma instalação que nos dará um outro olhar sobre o nosso charmoso Parque dos Rosa”, destaca.
Serviço
Exposição “FabuláRIOS – as águas, suas gentes, memórias, plantas, bichos e outros seres”
Local: Parque dos Rosa (Avenida Victor Barreto, 2186, Centro).
Abertura: sábado (2), 14h às 18h.
Visitação: até dia 3 de dezembro; de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h; aos sábados e domingos, das 14h às 18h.