A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou projeto de lei que institui o Programa de Orientação, Apoio e Atendimento Farmacêutico à População na Capital. É uma proposta da vereadora Cláudia Araújo (PSD). Junto com o projeto foi aprovada a emenda 01 .
Segundo a autora, o programa tem por objetivos facilitar a anamnese farmacêutica (análise do perfil do paciente), implementar a consulta farmacêutica, promover o cuidado centrado no paciente e garantir o uso seguro de medicamentos por meio de atividades de prevenção e de minimização dos danos provocados por eventos adversos resultantes de seu uso.
“O farmacêutico é uma fonte confiável de conhecimento e aconselhamento para pacientes e outros profissionais de saúde. Ele garante que o medicamento correto seja fornecido ao paciente certo na dose e formulação mais adequadas. O atendimento com o farmacêutico pode auxiliar até mesmo na motivação do cumprimento do tratamento e, ainda, orientar, por exemplo, acerca da possibilidade da substituição de um remédio pelo seu genérico de forma adequada”, explica a vereadora.