Em estudo realizado pelo Observatório Social do Brasil – São Leopoldo, a Prefeitura de Canoas alcançou o 1º lugar no ranking de Transparência e Governança Pública dos municípios da Região Metropolitana. O trabalho, lançado com o apoio da Transparência Internacional, analisou 14 prefeituras, avaliando itens como integridade, transparência, acesso à informação, participação social, governança pública e combate à corrupção.
Com a classificação de Canoas, o Estado do Rio Grande do Sul ficou em 5° lugar no ranking nacional. Dentro da avaliação, a cidade foi citada como a única que publica as regulamentações de proteção ao denunciante e de conflito de interesses. Também está entre os dois que possuem portal para acompanhamento de obras públicas pelo cidadão e Conselho de Transparência e Combate à Corrupção, para garantir a participação da sociedade e o controle social.
O assessor superior do Núcleo de Transparência, Luiz Markusons, destaca que o resultado é um trabalho contínuo realizado no município. “Essa avaliação é um reconhecimento das ações permanentes que realizamos em Canoas. Trabalhamos sempre com o objetivo de qualificar o acesso à informação, sempre primando pela ética e transparência. Vamos seguir assim, buscando cada vez aprimorar ainda mais nossas práticas, em trabalho conjunto com todas as secretarias”, destacou.
Transparência
Canoas já havia sido reconhecida pelo trabalho de transparência pública. O Município aderiu, em 2021, ao Plano Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), do Tribunal de Contas da União (TCU), e recebeu o selo do programa, que reconhece o compromisso assumido pela Administração de implementar e qualificar práticas de prevenção, detecção, investigação, correção, monitoramento e transparência.