Em cerimônia realizada no palco principal, encerrou-se oficialmente o Acampamento Farroupilha 2023. O evento foi aberto com o hino nacional executado pela Banda Municipal de Porto Alegre. Na sequência, a presidente da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas e também mestre de cerimônias, Liliana Cardoso, enfatizou a caminhada difícil que quase inviabilizou a realização do Acampamento. “As palavras que definem esse evento são solidariedade, sustentabilidade e resiliência, que nos fizeram chegar até aqui”, reforçou Liliana.
O secretário da Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura, também ressaltou as dificuldades de organização, mas apostou que, com trabalho, o evento será cada vez maior
O prefeito Sebastião Melo explicou os dois caminhos do Acampamento no momento tão dolorido com as adversidades climáticas que se abateram sobre o Rio Grande. Por isso, este foi o Acampamento da Solidariedade. “O acampamento solidário termina hoje, mas a solidariedade não pode terminar”, explicou o prefeito. O chefe do executivo anunciou que as festividades farroupilhas de 2024 serão estendidas em dois dias, uma vez que o 20 de setembro será numa sexta-feira, mas as atividades serão estendidas até domingo.
Após o pronunciamento do prefeito, começou a extinção da Chama Crioula, e a cerimônia foi encerrada cm o Hino Riograndense executado pela Banda Municipal de Porto Alegre com a regência do maestro André Munari.
A desmontagem do Acampamento terá início nesta quinta-feira, 21, e deve estar concluída até o dia 30 de setembro.
Números do Acampamento Farroupilha 2023
230 piquetes
Mais de 100 prédios que abrigaram instituições, patrocinadores e comerciantes
Mais de seis toneladas de donativos arrecadados
Mais de nove mil crianças atendidas pela Ciranda Escolar
Mais de cinco mil atendimentos para pessoas com deficiência