Depois de focar esforços na Semana Farroupilha e no auxílio das ações na Prainha do Paquetá e na Vala da Madrinha, dois pontos críticos afetados pelas fortes chuvas, a Guarda Municipal de Canoas vai avançar na retomada de alguns projetos que foram temporariamente pausados. Com a formatura dos 27 novos agentes no mês de agosto e o processo de treinamento interno, o reforço no efetivo será disponibilizado para a retomada dos seguintes projetos:
OPERAÇÃO GUARDA MUNICIPAL PRESENTE
É uma operação de presença da Guarda Municipal, com eventual participação de agentes de trânsito. O planejamento é realizado com base no mapeamento da mancha criminal para roubo a pedestre ou furto e roubo de veículos, realizado pelo Observatório de Segurança. É um trabalho periódico que acontece ao menos duas vezes ao mês, e que garante atenção para as regiões da cidade com maior registro de delitos.
OPERAÇÃO DIVISAS
Resultado da integração entre as guardas municipais dos municípios limítrofes a Canoas, tem por objetivo fortalecer o combate aos crimes praticados nos limites das cidades, ao flagrar pessoas e veículos em situação de crime que se deslocam entre os municípios. O foco é a prevenção e repressão a furtos e roubos de veículos, entre outros delitos. Conforme o planejamento, a Operação Divisas é composta por guardas municipais e agentes de trânsito de Canoas, Esteio, Cachoeirinha e Porto Alegre.
PROGRAMA GUARDA COMUNITÁRIA
Além de reforçar a segurança, a iniciativa também tem o objetivo de aproximar a comunidade dos órgãos da Prefeitura, especialmente da Guarda Municipal. O policiamento comunitário acontece sempre pelos mesmos guardas, para que a comunidade se sinta mais segura e confiante para falar sobre as demandas. O projeto-piloto teve início em 2021, no bairro Niterói, na área comercial da Rua Júlio de Castilhos. No ano passado houve a ampliação para área comercial do bairro São José, na Rua Ramiro Barcelos. A meta para 2023 é ampliar o programa para o centro da cidade.
PROJETO GM SOLIDÁRIA
Criado em 2021 com o objetivo de mobilizar os agentes para a arrecadação e doações de alimentos, roupas, brinquedos, material de higiene e limpeza, móveis usados, entre outros donativos, busca uma aproximação das forças de segurança pública com a comunidade.