Cerca de 10,5% da população de adultos entre 20 e 79 anos do mundo têm diabetes, de acordo com o Atlas 2021 da International Diabetes Federation. Essa doença crônica é uma das principais causas de insuficiência renal. Juntos, os dois problemas resultaram em aproximadamente 2 milhões de mortes em 2019, aponta a Organização Mundial da Saúde.
Para discutir esses índices e divulgar uma nova terapia farmacológica, o Hospital Moinhos de Vento, em parceria com a Bayer, sedia o evento “Conexão Rim – Coração: um novo pilar de tratamento para redução de desfecho cardiorrenal na doença renal do diabetes”. O evento, que acontece na próxima quarta-feira (27), vai abordar o manejo de pacientes que têm a combinação de insuficiência renal, diabetes e cardiopatia.
“Entre um terço e um quarto dos pacientes que têm cardiopatia avançada também têm insuficiência renal ou diabetes, ou os dois. Muitas vezes, o tratamento causa esse problema nos rins. A novidade é ter um recurso terapêutico que evita a perda de capacidade renal”, comenta o médico Luis Beck da Silva, cardiologista do Hospital Moinhos de Vento.
Em formato híbrido, o encontro é direcionado a médicos endocrinologistas, cardiologistas, nefrologistas e clínicos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site.
Conexão Rim – Coração: um novo pilar de tratamento para redução de desfecho cardiorrenal na doença renal do diabetes
Quando: quarta-feira, 27, às 19h30min
Onde: Auditório Moinhos (Rua Tiradentes, 333)
Inscrições: gratuitas, pelo site