O prefeito Sebastião Melo determinou na manhã desta terça-feira, 26, o reforço das estruturas de acolhimento a pessoas e animais em Porto Alegre. Os órgãos municipais monitoram a chuva e a cheia do Lago Guaíba – que, desde a segunda-feira, 25, oscila entre 2,69 e 2,74 metros na região do Cais Mauá.
Em reunião no Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA), que contou também com a presença do vice-prefeito Ricardo Gomes e a primeira-dama, Valéria Leopoldino, foi definida a contratação de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) para ampliar o número de vagas em abrigos. O processo, ainda em andamento, está a cargo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS).
O Gabinete da Causa Animal (GCA), que atua na Região das Ilhas para o encaminhamento dos animais em situação de risco à Unidade de Saúde Animal Victoria (USAV), também busca acordo para ampliar em 50 vagas a capacidade de abrigo. A atuação das equipes é definida junto à Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
“Estamos vistoriando o dique ao lado da Fiergs, na Zona Norte, para verificar a situação de alagamentos nos arredores do Arroio Feijó e definir as ações a serem tomadas. Dentro da realidade de cada família, é importante que evitem os deslocamentos e contribuam com o trabalho das equipes da prefeitura” – Prefeito Sebastião Melo.
Os reflexos da passagem de um novo ciclone extratropical junto à costa gaúcha são acompanhados pelas equipes de pronta-resposta. Os agentes da Defesa Civil e do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) percorrem as áreas de risco para deslizamentos e orientam a população a buscar alternativas temporárias.
“É um trabalho de corpo a corpo. Neste momento mais crítico, a orientação é de que, na medida do possível, estas pessoas busquem o auxílio da prefeitura, amigos ou familiares. Esta colaboração é fundamental”, ressalta o coordenador-geral da Defesa Civil de Porto Alegre, Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior.
Acolhimento – Segundo a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), 69 pessoas permanecem acolhidas nos abrigos no bairro Arquipélago. A Escola Estadual Alvarenga Peixoto, na Ilha dos Marinheiros, recebe 40 pessoas nesta terça-feira. Já a Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, na Ilha da Pintada, registra 29 acolhidos.
Serviços Urbanos – A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) recebeu, até as 11h, 27 protocolos relacionados a quedas de árvore pelo sistema 156. Destes, nove foram concluídos e os demais seguem em atendimento.
Mobilidade – Até o meio-dia, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrou 29 ocorrências relacionadas à chuva. Destas, oito ocasionaram bloqueio total – sendo uma por quedas de árvores e sete por alagamento. Há, ainda, sete pontos com bloqueios parciais. Ao todo, cinco semáforos ficaram sem funcionar. O trânsito segue alterado na rua Voluntários da Pátria em razão do fechamento das comportas do Guaíba.
Saúde – Quatro unidades de saúde estão fechadas em razão dos reflexos da chuva: US Ilha da Pintada, US Ilha do Pavão, US Farrapos e US Aparício Borges. Outras seis operam com restrições (falta de luz, internet ou alagamentos no entorno): Bom Jesus, Maria da Conceição, Estrada dos Alpes, Jardim Cascata, Nossa Senhora de Belém e São Gabriel.
A sala de vacinas da US Ilha dos Marinheiros também está inoperante. O Ônibus Fique Sabendo é uma alternativa de atendimento à população do bairro Arquipélago. O veículo está estacionado no pátio da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem.
Educação – Seis escolas da rede municipal e três instituições conveniadas estão com aulas suspensas em decorrência do clima:
EMEF Lidovino Fanton (Restinga)
EMEF Marcírio Goulart Loureiro (Cel. Aparício Borges)
EMEF Chico Mendes (Mário Quintana)
EMEF Victor Issler (Mário Quintana)
EMEF Timbaúva (Mário Quintana)
EMEI Valneri Antunes (Mário Quintana)
Escola Comunitária Vila São Pedro (Lomba do Pinheiro)
Escola Comunitária Anjo das Flores (Arquipélago)
Escola Comunitária ABRASCE Pampa (Farrapos)
As equipes da Secretaria Municipal de Educação (Smed) estão trabalhando junto aos demais órgãos da prefeitura para oferecer todo atendimento necessário às comunidades escolares.
Limpeza Urbana – Devido ao alto nível do Guaíba e continuidade das fortes chuvas, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) suspendeu o atendimento à população de alguns sanitários públicos da região Sul e Extremo-Sul. Estão fechados, temporariamente, os sanitários Ipanema (avenida Guaíba), Praça Guarujá (avenida Guaíba), Belém Novo II (avenida Heitor Vieira/Eucaliptos) e os quatro sanitários da Praia do Lami. Os equipamentos serão reabertos assim que possível.