Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

Hospital Moinhos de Vento segue entre os melhores hospitais inteligentes da revista Newsweek

Detalhes Notícia
Foto: Leonardo Lenskij

O Hospital Moinhos de Vento figura no World’s Best Hospitals 2024, levantamento da revista Newsweek que avalia as melhores práticas de instituições médicas do mundo. Nesta edição, o Moinhos se destacou como a única instituição hospitalar fora do eixo São Paulo no ranking dos hospitais inteligentes. A pesquisa também identifica e homenageia os melhores hospitais do mundo de acordo com as especialidades – neste ano, o destaque foi para o Serviço de Gastroenterologia.

Para o CEO do Hospital Moinhos, Mohamed Parrini, a conquista é fruto de investimentos em pilares estratégicos, como medicina de ponta e inteligência artificial, pesquisa, educação e inovação. “São resultados como esse que comprovam que estamos, efetivamente, redefinindo a saúde no Brasil. Mas os principais responsáveis são as nossas pessoas, nosso maior ativo”, observa.

O ranking leva em consideração as recomendações de médicos, profissionais e gestores da área da saúde. Também avalia questionários respondidos por pacientes e indicadores mundiais de qualidade – como desfechos, resultados de tratamentos, segurança do paciente e taxa de readmissão.

Hospitais Inteligentes

No levantamento World’s Best Smart Hospitals 2024, o Hospital Moinhos de Vento figurou ao lado de outros cinco hospitais brasileiros – e é o único fora de SP a constar no ranking. A lista premia 330 hospitais de 28 países que se destacam nas áreas de telemedicina, funcionalidades eletrônicas, imagem digital, inteligência artificial e robótica. A categoria existe há três anos.

Especialidades

O ranking que destaca o Serviço de Gastroenterologia do Hospital Moinhos de  Vento é o World’s Best Specialized Hospitals 2024, que elenca os melhores hospitais do mundo de acordo com as especialidades. Na Gastroenterologia, foram selecionadas 150 instituições.

Nos últimos anos, o Moinhos de Vento investiu R$ 10 milhões em novos sistemas e aparelhos de endoscopia, como o Eluxeo, que conta com tecnologia de inteligência artificial, CAD EYE. O equipamento proporciona imagens de alta definição na realização de procedimentos endoscópicos. O Hospital também ampliou o atendimento nos ambulatórios de esteatose, doenças de esôfago e de doenças inflamatórias intestinais.