Porto Alegre, sábado, 12 de outubro de 2024
img

Canoas supera meta de alfabetização com alunos do 2º ano do fundamental

Detalhes Notícia
Rede municipal ultrapassou as expectativas em habilidades como compreensão oral, escrita e fluência de leitura. Foto: Pamella Mendes/PMC

 

 

A rede municipal de Canoas atingiu um índice de 46% das crianças das turmas 2º ano do ensino fundamental devidamente alfabetizadas, superando a meta geral de 40%, após avaliação realizada no mês de setembro. A Secretaria de Educação realiza um trabalho focado em resgatar a aprendizagem dos alunos que não haviam consolidado as habilidades nos anos anteriores, por meio do programa Pacto pela Alfabetização.

A meta é definida em parceria entre o município e os institutos Raiar e EDUBE, com base em análise da realidade da rede e em estudos. O índice é estabelecido em todos as cidades que aderem ao programa Pacto pela Alfabetização. Em outras habilidades avaliadas, a rede também superou as expectativas, como na compreensão oral, com 83%; escrita, 49%; reconhecimento de morfologia e aspectos gramaticais, 65%, e fluência de leitura, com 40%. Esse resultado foi possível devido ao trabalho realizado pelos professores.

Os alunos do 2º ano C da EMEF Arthur Oscar Jochims alcançaram o melhor índice em toda a rede, com 85% de fluência em leitura e alfabetização geral. A professora da turma, Cássia Rita Bueno, destaca o que foi feito para alcançar o resultado. “Uma coisa que eu procuro é trabalhar com a leitura coletiva. Sempre fazemos a dinâmica de cada aluno ler até determinado ponto de um texto, assim eles conseguem aprender em conjunto. Normalmente quando se pensa em alfabetização se valoriza muito a escrita, mas não podemos deixar de lado a fluência da leitura, é algo que faz muita diferença dentro do aprendizado”, explica.

Pacto pela alfabetização

“Essa é uma faixa etária que tivemos uma atenção especial por serem as crianças que passaram boa parte do desenvolvimento na pandemia. Por isso, a importância de se trabalhar não apenas o ensino, mas sim toda a prática do cotidiano escolar, como pegar o lápis, escrever no papel, esperar sua vez e a convivência social, dentre outras ações”, afirma o coordenador do Pacto pela Alfabetização no 2º, Vagner Farias.

Com uma metodologia baseada em evidências, o programa Pacto pela Alfabetização permite acompanhar o desenvolvimento de cada aluno, turma e escola. A iniciativa garante o aprimoramento da leitura dos estudantes e a consolidação da alfabetização, além de recuperar as perdas causadas pela pandemia.