“A infestação de javalis, agravada pela política desarmamentista do governo federal vem prejudicando o agronegócio gaúcho e é urgente uma solução para o problema”, alerta o deputado Gustavo Victorino.
O parlamentar se manifestou nesta terça-feira, 17 a partir de denúncias feitas por representantes do setor agrícola do Rio Grande do Sul. O tema já foi abordado em audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo, proposta pelo colega parlamentar Paparico Bacchi.
O javali é uma espécie exótica invasora e agressiva, que se reproduz rapidamente e tem grande potencial destrutivo da vegetação nativa e de plantações.
Conforme Victorino, a restrição das atividades de caça, imposta pelo governo federal, vem prejudicando as propriedades rurais e a produção agrícola do Rio Grande do Sul:
“A situação é grave e é hora de nos mobilizarmos para enfrentar o descontrole populacional de javalis, causado pela irresponsável política de armas do governo federal que retirou do cidadão, do fazendeiro e dos caçadores o direito de defesa”, finalizou.