Porto Alegre, domingo, 13 de outubro de 2024
img

Tampinha Legal será apresentado em evento internacional em Madri na Espanha

Detalhes Notícia
Alfredo Schmitt e Simara Souza, Presidente e Gerente do Instituto SustenPlást, estão entre os principais palestrantes do World Recycling Convention, evento anual que reúne profissionais do mundo inteiro.

 

 

No mês em que completa sete anos, o Tampinha Legal, maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular da indústria de transformação do plástico da América Latina, será apresentado internacionalmente em Madri, na Espanha, no World Recycling Convention, ou Convenção Mundial da Reciclagem. O Presidente e a Gerente do Instituto SustenPlást, Alfredo Schmitt e Simara Souza, fazem parte da lista de palestrantes e irão divulgar números inéditos do programa, como os do recente estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o SENAI/RS, sobre a Análise de Ciclo de Vida (ACV) das tampas plásticas do Tampinha Legal. O evento acontecerá do dia 23 a 25 de outubro, já a palestra e apresentação do programa será no primeiro dia, às 6h da manhã, no horário de Brasília, e será transmitida ao vivo através das redes sociais oficiais do Tampinha Legal.

“As mudanças de comportamento de massa não acontecem do dia para a noite e iniciam com pequenas atitudes diárias, como o ato de recolher tampas plásticas, e olha para onde estamos levando o Tampinha Legal. Nossa felicidade em compartilhar o nosso conhecimento e experiência com pessoas do mundo inteiro, é genuína. Também estamos ansiosos para absorvermos tudo o que for possível, pois estamos falando de um evento internacional com os maiores nomes do setor”, destacou Simara Souza, Gerente do Instituto SustenPlást.

O World Recycling Convention, ou Convenção Mundial da Reciclagem, é um evento anual e exclusivo da indústria de reciclagem, borracha, petroquímica, produtos químicos, fertilizantes, reciclagem de plásticos, impressão e embalagem. O intuito, é reunir profissionais para discutir tendências sociais, ambientais, tecnológicas e econômicas que impulsionam a área de sustentabilidade, além de buscar soluções para os principais problemas ambientais.

De acordo com Simara, o case do Tampinha Legal se encaixa na temática do evento, que terá como foco principal “Reciclar hoje para um amanhã melhor”. “Quando falamos no futuro que queremos deixar para as nossas próximas gerações o plástico está inserido em, praticamente, tudo. Sendo assim, reciclar esse resíduo é extremamente vital, tanto economicamente quanto socialmente, pois estamos falando de um material 100% reciclável. Acredito que ainda iremos avançar muito nesse ponto e seguiremos quebrando paradigmas a respeito dos benefícios do plástico para a sociedade”, explicou.

Atualmente, o Tampinha Legal possui 3.292 pontos de coleta distribuídos pelos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Bahia, Goiás e no Distrito Federal. O programa atende aos quesitos de ESG, Logística Reversa e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Com os recursos obtidos através do programa, as entidades assistenciais podem adquirir medicamentos, alimentos, equipamentos, ração animal e/ou materiais escolares, bem como custear tratamentos e exames de saúde humana e animal, melhorias em suas sedes, entre outras ações.

O Tampinha Legal

O Tampinha Legal é realização do Instituto SustenPlást com o apoio do Movimento Plástico Transforma. Através de ações modificadoras de comportamento de massa, aumenta os níveis de esclarecimento quanto ao material plástico e seu destino adequado, proporcionando que a economia circular ocorra na prática.

Todos os segmentos da sociedade são convidados a recolher tampas plásticas e destiná-las para entidades assistenciais do terceiro setor cadastradas no Tampinha Legal, que busca a melhor valorização de mercado para o material. Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes sem rateios de material ou repasses de valores. O programa não recebe comissões e/ou gratificações sobre o material coletado. No primeiro semestre de 2023 ultrapassou R$3 milhões de reais destinados 100% para as entidades assistenciais participantes.

Recentemente, lançou no Núcleo Porto Alegre/RS, o Copinho Legal que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destina os recursos obtidos com a venda dos descartáveis plásticos (copos, pratos e talheres) para as entidades assistenciais participantes. O Tampinha Legal atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal e Bahia.

Em Porto Alegre, o Tampinha Legal conta com o apoio estratégico da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS. Além do aplicativo (Android e iOS) e site (tampinhalegal.com.br), onde pode-se localizar várias informações tais como os pontos de coleta mais próximos, entidades assistenciais e empresas participantes, etc. Também é possível acompanhar o Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube, LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.