A 69ª Feira do Livro de Porto Alegre será aberta nesta sexta-feira, 27, às 18h, na Praça da Alfândega. A montagem das estruturas do evento está pronta e os livreiros e editores já começaram a chegar no local. O espaço ganhou 5 mil metros quadrados de lonas para aproximadamente 1 mil metros quadrados de estandes. Este ano, serão 110 barracas, 38 a mais que em 2022, de livreiros, editoras, institucionais e imprensa. Está prevista uma intensa programação cultural e literária, incluindo 635 sessões de autógrafos, 15 oficinas de escrita e literatura e 155 palestras para adultos.
A Prefeitura de Porto Alegre terá um estande de 25 metros quadrados no meio da praça, em frente ao local onde ocorrem as sessões de autógrafos. Vários órgãos e secretarias municipais irão realizar atividades educativas e culturais no estande, entre eles, os departamentos municipais de Limpeza Urbana (DMLU) e Água e Esgotos (Dmae), a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (Smcec) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Além disso, 15 secretarias e órgãos municipais estão envolvidos fornecendo serviços de infraestrutura e manutenção, incluindo desde a limpeza diária do local, liberação e bloqueio de ruas, até a instalação e manutenção de equipamentos necessários para a realização da Feira do Livro.
DMLU – O Departamento Municipal de Limpeza Urbana vai apresentar na Feira do Livro, nas segundas-feiras dos dias 30 de outubro e 6 de novembro, das 10h às 14h30, um estande de sensibilização ambiental sobre a correta segregação de resíduos. A estrutura contará com maquetes de unidade de triagem, exemplos de materiais recicláveis e de composteira caseira e panfletos informativos. Entre os jogos pedagógicos que chamam a atenção dos participantes estão o quebra-cabeça, memória e exposição sobre o ciclo de vida do lixo.
Investimento – Neste ano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, a prefeitura destinou R$ 250 mil para a realização do evento. E a Câmara Municipal de Porto Alegre formalizou o adiantamento na devolução de R$ 400 mil do orçamento anual para os cofres da prefeitura para ser utilizado na realização da Feira.