Porto Alegre, domingo, 13 de outubro de 2024
img

Porto Alegre terá 70% dos controladores de semáforos com tecnologia 4G e fibra ótica. Confira as vias contempladas nesta primeira etapa

Detalhes Notícia
Porto Alegre tem, atualmente, 11.072 semáforos gerenciados por cerca de 900 controladores de programação. Foto: Pedro Piegas / PMPA

 

 

 

A prefeitura lançou nesta segunda-feira, 23, o Programa Sinal Verde que prevê a modernização da rede semafórica da Capital. Até o primeiro semestre de 2024, Porto Alegre terá 70% da rede com comunicação por tecnologia sem cabos (4G ou fibra), o que possibilitará a diminuição dos congestionamentos em ao menos 20% nos eixos contemplados e reduzirá o tempo de percurso entre as sinaleiras nos pontos em que haverá o upgrade. Desde o começo do governo foram investidos R$ 12,65 milhões na modernização do parque, dos quais R$ 9,5 milhões nesta etapa. O anúncio das melhorias foi feito pelo prefeito Sebastião Melo e pelo diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto, durante entrevista coletiva na sede da empresa pública.

Para o prefeito Sebastião Melo, o investimento no programa Sinal Verde impactará diretamente na qualidade de vida das pessoas. “A sincronização do sistema de sinaleiras irá facilitar a ida e a vinda de milhares de porto-alegrenses diariamente. Imagina o cidadão poder chegar mais cedo em casa ou mais rápido no trabalho, com certeza terá uma vida mais humanizada”, destaca Melo.

A meta é atingir 90% de comunicação semafórica nos eixos contemplados pelo programa. Atualmente, o índice de comunicação entre os equipamentos gira em torno de 50%. Nos locais que passarão pelo upgrade essa comunicação está em torno de 67%. “Para que se tenha uma rede sincronizada é necessário manter o índice acima de 90%. As melhorias que iremos promover visam a chegar nesse percentual e devem proporcionar uma redução nos níveis de congestionamento e no tempo de viagem”, afirma o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto.

Upgrade –  A modernização será feita em duas etapas. Na primeira etapa, que vai até março de 2024, serão instaladas as tecnologias 4G ou fibra (sem cabos) em 363 dos 634 controladores previstos no programa. Serão beneficiados 27 eixos críticos. A meta na primeira fase é aumentar de 62% para 90% o índice de comunicação nos controladores semafóricos desses eixos. As primeiras vias a receberem o upgrade são Loureiro da Silva (João Alfredo/João Pessoa), Terceira Perimetral (Tarso Dutra/ Salvador França), Wenceslau Escobar (faixa reversível), Loureiro da Silva (Edvaldo Pereira Paiva/ Augusto de Carvalho) e Salgado Filho (João Pessoa/ Borges de Medeiros). Com a modernização dos controladores estão sendo adquiridos nobreaks, ampliando a rede de 59 para 139 (mais que o dobro da capacidade atual), caminhões para o serviço de manutenção da rede, além do serviço de manutenção, comunicação e atualização de software oferecido pela Digicon, empresa fornecedora dos controladores.

Na segunda etapa, prevista para ser concluída até junho de 2024, serão qualificados mais 271 controladores, totalizando os 634 previstos com a meta de alcançar 90% da comunicação nos 70% do Parque que receberá a nova tecnologia. As primeiras vias desta fase são: av. Praia de Belas (José de Alencar/Ipiranga), av. Bento Gonçalves (Rafael Clark/Marista), av. Diário de Notícias (Padre Cacique/Barra Shopping), av. Juca Batista (Eduardo Prado/Jorge Babot Miranda), av. do Forte (Orion/Dom Luiz Guanella), av. Cel. Marcos (Pedra Redonda/Tramandaí) e av. Cruzeiro do Sul (Moab Caldas/Divisa).

“Estamos fazendo um investimento  bastante robusto para melhorar as condições de fluidez de toda a cidade. Esse projeto é fruto do trabalho que fazemos diuturnamente com o setor de planejamento, passando pela gestão até a operação das ruas”, ressaltou o secretário de Mobilidade Adjunto, Matheus Ayres.

Porto Alegre tem em torno de 1.430 locais semaforizados, com 11.072 semáforos, os quais são gerenciados por cerca de 900 controladores.

Confira as vias contempladas nesta primeira etapa:

Av. Loureiro da Silva (João Alfredo/João Pessoa)

Terceira Perimetral (Tarso Dutra/Salvador França)

Wenceslau Escobar (faixa reversível)

Av. Loureiro da Silva (Edvaldo P. Paiva/Augusto de Carvalho)

Salgado Filho (João Pessoa/Borges de Medeiros)

Av. Bento Gonçalves (Luiz de Camões/Azenha)

Av. Borges de Medeiros (A. Klinger Filho/Aureliano de F. Pinto)

Av. Assis Brasil (Bogotá/Carneiro da Fontoura)

Av. João Pessoa (Venâncio Aires/Shopping J. Pessoa)

Av. Farrapos (São Pedro/Garibaldi)

Av. Bento Gonçalves (Silvado/Barão do Amazonas)

Av. Borges de Medeiros (Ipiranga/José de Alencar)

Av. Assis Brasil (Bernardino S. Amorim)

Av. Farrapos (A. J. Renner/Brasil)

Av. Padre Cacique (Otávio Dutra/Pinheiro Borda)

Av. Wenceslau Escobar (Otto Niemeyer/Landel de Moura)

Estr. Costa Gama (Sarmento Barata/Afonso L. Mariante)

Av. Plínio Brasil Milano (Av. Plínio Brasil Milano)

Av. Cavalhada (Campos Velho/Otto Niemeyer)

Av. Assis Brasil (Luzitana)

Av. Baltazar O. Garcia (Adda Mascarenhas de Moraes/Triângulo)

Av. Baltazar O. Garcia (Delmar R. Barbosa – divisa Alvorada)

Av. Wenceslau Escobar (Diário de Notícias/Gen. Rondon)

Av. Baltazar O. Garcia (Manoel Elias)

Av. Bento Gonçalves (João de O. Remião/Antônio de Carvalho)

Av. Cavalhada (Mário Totta/Eduardo Prado)

Av. Cristóvão Colombo (Benjamin Constant/Ramiro Barcelos)