Porto Alegre, domingo, 13 de outubro de 2024
img

Porto Alegre: Comemorando 10 anos em cartaz, Tóin: dança para bebês retorna aos palcos com apresentações no sábado, 28 de outubro, no Instituto Ling

Detalhes Notícia
Criado pela coreógrafa Jussara Miranda, o projeto utiliza a dança como brinquedo para bebês e seus cuidadores

 

 

Comemorando dez anos em cartaz, a Muovere Cia de Dança promove no sábado, 28 de outubro, duas apresentações do espetáculo TÓIN: dança para bebês no Instituto Ling. Criado em 2012, contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna e tendo sua estreia em 2013, o projeto foi precursor no Brasil para o público da primeiríssima infância em espetáculo de dança coreografado. Desde então já circulou por quatro regiões do Brasil em festivais, encontros e programas com foco na pequena infância.

Concebido por Jussara Miranda, TÓIN foi criado a partir de uma ideia muito simples e inspiradora: utilizar a dança como brinquedo para que os bebês, seus pais, cuidadores e acompanhantes, divirtam-se dançando. Delicado, o espetáculo atende aos cuidados que os bebês necessitam, acolhendo-os como convidados especiais desde a recepção à interação. “Toin é mola, é impulso. É divertido e encantador. É para os bebês de todos os mundos”, afirma a coreógrafa e diretora da companhia.

Dirigida especialmente para bebês de 0 a 3 anos e seus acompanhantes, a experiência é composta por duas atividades: o próprio espetáculo e uma vivência brincada, ambas fundamentadas no estímulo à receptividade e na experimentação com a dança.

Tóin é inspirado na literatura infantil, em livros imagens e conteúdos poéticos de autores como Gláucia de Souza, Mario Quintana e Eva Furnari, tradutores do simbólico e mágico universo da primeira infância. Também em vídeos da internet, como Bebê Jeans, Sapo Xulé, Dança do Palito e Topo Giggio, entre outros.

O espetáculo apresenta quatro personagens e suas histórias: Maria Flor, Ventania, Guria Papel e Sua Mola, que nasceram de diversas inspirações e colaborações. Maria Flor, por exemplo, surge por conta das filhas e neta de Jussara e o curta-metragem de animação 3D Maria Flor; já Ventania nasceu de histórias contadas pelos bailarinos Denis Gosch e Joana Amaral, que integraram o elenco do projeto.

As apresentações ocorrem no auditório do Instituto Ling às 15h e 17h com ingressos entre R$ 25,00 e R$ 50,00, à venda pela plataforma Eventim. Mais informações, acesse: https://institutoling.org.br/

Ficha Técnica:

Concepção e Direção Geral: Jussara Miranda

Produtora de elenco e ensaiadora: Joana Amaral

Direção Artística: Diego Mac

Elenco: Ana Claudia Pedone, Maria Anitta Brusque, Carini Pereira e Joana Amaral

Produtora de operação especial: Gabrielle Fraga

Figurino: Antonio Rabadan

Trilha: Marcelo Delacroix

Iluminação: Kyrie Snardi

Fotos: Cris Lima e Guilherme Malgarizi

Assessoria de imprensa: Bruna Paulin

Gestão Redes Sociais: Rafaela Machado

Parceiros culturais: LING, Salto e Ballancet

Tóin – dança para bebês

Instituto Ling – Rua João Caetano, 440

Dia 28 de outubro, sábado sessões 15h e 17h