A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Departamento do Livro, Leitura e Literatura, firmou uma parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro para garantir a programação da Feira do Livro de Porto Alegre em 2023. Como uma das formas de incentivo, foram investidos R$ 200 mil, que correspondem ao valor total dos cachês de escritores e artistas para as atividades infantis e adultas. Além disso, outros R$ 30 mil serão destinados ao pagamento de mil vales-livro a serem distribuídos para crianças e jovens de escolas públicas levados à feira, alunos de literatura em cursinhos pré-vestibular comunitários e leitores assíduos em bibliotecas públicas do Estado. O aporte foi garantido depois de o projeto não ter sido priorizado pelo Conselho Estadual de Cultura para captar recursos via Lei de Incentivo à Cultura (LIC).
“Este investimento significativo que fizemos na feira, que garantiu toda a programação prevista originalmente, foi possibilitado pela convicção do Governo do Estado de que a Cultura é um direito que precisa ser garantido. E se a parceria foi possibilitada por essa crença, o que a fez ser desejável e viável foi a confluência de valores entre a organização do evento e o Instituto Estadual do Livro, ambos fortemente comprometidos em promover e valorizar a arte literária produzida no Rio Grande do Sul”, pontua Beatriz Araujo, secretária de Estado da Cultura.
Ainda segundo Beatriz, a Feira do Livro de Porto Alegre é uma referência para eventos literários de outras cidades do Rio Grande do Sul “Muitos municípios se inspiraram e seguem se inspirando nessa grande festa literária para a realização de seus próprios eventos”, enfatiza ainda Beatriz. Reconhecida como um dos mais importantes eventos culturais do país, recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República em 2006.
Programação
A 69ª Feira do Livro de Porto Alegre acontecerá de 27 de outubro a 15 de novembro e contará com uma programação elaborada pelo Instituto Estadual do Livro (IEL), que celebra a trajetória, as ações do Instituto e suas produções mais recentes. A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) também foi incluída no roteiro de atividades do evento. Entre as atividades organizadas pelas duas instituições da Sedac, estão bate-papos com autores, oficinas, sessões de autógrafos e premiações.
“A programação que o IEL preparou para esta edição da Feira conjuga ações de reconhecimento e resgate de nossa produção literária com a promoção de manifestações contemporâneas. Vamos ter mesas e painéis homenageando e festejando trajetórias de autores que já são parte indissociável da história da literatura gaúcha, também atividades de SLAM que mostram a produção poética a partir de uma linguagem e um suporte que tem muita força junto aos jovens nas comunidades” conta o diretor do Departamento de Livro, Leitura e Literatura, Benhur Bortolotto.
Confira a programação completa do IEL e da CCMQ
Bate-papo: Literatura de horror de autoria feminina
Data: 27/10
Horário: 19h
Local: Sala Hermes Mancilha, no 4º andar da Casa de Cultura Mario Quintana
Participantes: Amanda Leonardi, Irka Barrios, Juliane Vicente e Daisy da Silva Cesar (mediadora)
Sinopse do evento: As escritoras Amanda Leonardi, Irka Barrios e Juliane Vicente debaterão temas como a personagem feminina no gênero da literatura de horror e a escrita de mulheres na contemporaneidade. A mediação será feita por Daisy da Silva César. A atividade é gratuita e haverá emissão de certificado. Inscrições podem ser feitas através do link
Oficina de escrita de contos de horror
Datas: 28/10 e 04/11
Horário: 13h
Local: Sala Sergio Napp 1, no 2º andar da Casa de Cultura Mario Quintana
Ministrante: Irka Barrios
Sinopse do evento: A oficina, realizada em dois encontros, será ministrada pela escritora Irka Barrios. Serão abordados tópicos como o medo como emoção, a importância do medo como proteção do indivíduo e evolução das sociedades, o medo nas narrativas de horror, principais arquétipos presentes nas narrativas de horror, entre outros. A atividade é gratuita e haverá emissão de certificado. Inscrições podem ser feitas através do link.
Contação de histórias
Data: 28/10
Horário: 14h30
Local: Biblioteca Lucília Minssen, no 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana
Participantes: Rosane Castro e Silvia Graebin
Sinopse do evento: Serão realizadas duas sessões de contação de histórias. Às 14h30, Rosane Castro apresentará “Bruxas poéticas”. Às 15h30, Silvia Graebin apresentará “A bruxa Salomé”, “Bruxa, bruxa, venha a minha festa” e “A bruxa do armário de limpeza”. A atividade é gratuita e não é necessário fazer inscrição prévia.
Sarau Diverse
Data: 28/10
Horário: 17h
Local: Auditório do Memorial do RS
Participantes: Agnes Mariá, Natália Pagot e Pedro Cassel
Sinopse do evento: Sarau poético com escritores participantes da Coleção Diverse, publicada pelo IEL em 2022 e dedicada à literatura de autores LGBTQIA+. A atividade é gratuita e não é necessário fazer inscrição prévia.
Autógrafos – Coleção Diverse
Data: 28/10
Horário: 18h
Local: Pavilhão de Autógrafos da Feira do Livro
Participantes: Agnes Mariá, Natália Pagot e Pedro Cassel
Sinopse do evento: Sessão de autógrafos com escritores participantes da Coleção Diverse, publicada pelo IEL em 2022 e dedicada à literatura de autores LGBTQIA+. A atividade é gratuita e não é necessário fazer inscrição prévia.
Desafio Literário
Data: 28/10 a 01/11
Horário: 10h às 12h
Local: Saguão do Memorial do RS
Sinopse do evento: Realizado desde 2016, o Desafio Literário tem como objetivo estimular e valorizar a produção literária no Rio Grande do Sul. Durante a competição, os participantes deverão produzir textos em cinco gêneros literários em sucessivas etapas eliminatórias, a partir de temas sorteados. Os três candidatos finalistas que obtiverem a maior média de notas serão premiados. A atividade é gratuita. Mais informações podem ser encontradas no link.
Teias literárias negras: entrelaçando narrativas e culturas
Data: 30/10
Horário: 16h
Local: Auditório Barbosa Lessa, Espaço Força e Luz
Participantes: Ronald Augusto, Lilian Rocha, Jorge Fróes, Fátima Farias e Luiz Maurício Azevedo (mediador)
Sinopse do evento: Encontro literário que celebra a diversidade da literatura negra. Os autores se reúnem para explorar as intricadas teias de suas narrativas, revelando vozes e perspectivas que muitas vezes foram marginalizadas, histórias de resiliência, identidade e ancestralidade, destacando a importância vital de valorizar a contribuição da literatura negra para a cultura global. A atividade é gratuita e não é necessário fazer inscrição prévia.
Introdução à literatura de horror brasileira
Data: 31/10
Horário: 19h
Local: Sala Hermes Mancilha, no 4º andar da Casa de Cultura Mario Quintana
Ministrante: Gustavo Melo Czekster
Sinopse do evento: Nesse encontro, conduzido pelo escritor Gustavo Melo Czekster, serão abordados temas como o medo como fonte de criação, a criação da atmosfera e do suspense, diferenças entre o susto, o grotesco e o insólito, entre outros. A atividade é gratuita e haverá emissão de certificado. Inscrições podem ser feitas através do link.
Cineliteratura: Psicose
Data: 01/11
Horário: 19h
Local: Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana
Participantes: Mônica Kanitz e Renata Pires de Souza
Sinopse do evento: Exibição do filme Psicose (1960), de Alfred Hitchcock, seguida de debate acerca do livro de Robert Bloch que inspirou o filme. Com Mônica Kanitz e Renata Pires de Souza. Para essa sessão, o benefício da meia-entrada será estendido a todos.
Evento de premiação do Desafio Literário
Data: 02/11
Horário: 18h
Local: Auditório do Memorial do RS
Sinopse do evento: Serão entregues os prêmios aos vencedores do Desafio Literário 2023. A atividade é gratuita e não requer inscrição prévia.
Inscrições: Sem inscrições prévias
Trajetória de Regina Zilberman
Data: 03/11
Horário: 16h
Local: Auditório Barbosa Lessa, Espaço Força e Luz
Participantes: Miguel Rettenmaier, Mônica Chagas, Ana Claudia Munari, Antônio Hohlfeldt (mediador)
Sinopse do evento: Nesta mesa-redonda será debatido o desenvolvimento dos estudos literários no Rio Grande do Sul a partir das contribuições de Regina Zilberman, uma professora e pesquisadora que formou gerações de professores de Letras. A atividade é gratuita e não requer inscrição prévia.
Inscrições: Sem inscrições prévias
Slam Poetas Vivos
Data: 03/11
Horário: 18h30
Local: Travessa dos Cataventos, Casa de Cultura Mario Quintana
Sinopse do evento: Poetas Vivos é uma iniciativa cultural criada em 2018 por jovens negros com o objetivo de valorizar e potencializar a arte preta e periférica. A equipe compete nos mais importantes campeonatos de poesia falada no estado e no Brasil. A atividade é gratuita e não requer inscrição prévia.
Inscrições: Sem inscrições prévias
Sarau itinerante de literatura de horror
Data: 04/11
Horário: 15h30
Local: Biblioteca Erico Verissimo, no 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana
Participantes: Andrezza Posta, Duda Falcão, Juliane Vicente
Sinopse do evento: Serão lidas histórias de horror com a participação do público, com mediação de Andrezza Postay, Duda Falcão e Juliane Vicente. O sarau começará às 15h30 em frente à Biblioteca Erico Verissimo, no 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana, passando também pela Livraria Taverna, no térreo da CCMQ, e terminando no Café Mal Assombrado (R. Cel. Fernando Machado, 513), a partir das 17h.
Inscrições: A atividade é gratuita. Para mais informações, acesse o link
Slam das Minas
Data: 08/11
Horário: 19h
Local: Travessa dos Cataventos, Casa de Cultura Mario Quintana
Sinopse do evento: O Slam das Minas RS surgiu da necessidade de recuperar e fomentar espaços de construções coletivas e trocas de experiências entre mulheres poetas da Capital e Região Metropolitana.
Inscrições: A atividade é gratuita e não requer inscrição prévia
Homenagem aos 100 anos de Lara de Lemos
Data: 09/11
Horário: 16h
Local: Auditório do Memorial do RS
Participantes: Maria da Glória Bordini, Cinara Antunes Ferreira, Karin Santiago (mediadora)
Sinopse do evento: Nesta mesa-redonda, será prestada uma homenagem ao centenário de Lara de Lemos, poeta gaúcha com mais de uma dezena de obras publicadas, que também atuou como professora, jornalista e tradutora. Sua obra é reconhecida por importantes críticos literários e inclui títulos como “Poço das águas vivas” (1957), “Canto breve” (1962), “Aura amara” (1969), “Hai kais” (1989), “Amálgama” (1974), “Antologia poética” (2002) e “Passo em falso” (2006)
Inscrições: A atividade é gratuita e não requer inscrição prévia
O processo criativo de livros premiados
Data: 14/11
Horário: 18h
Local: Auditório do Memorial do RS
Participantes: Eliane Marques, José Falero, S. Lobo, Ricardo Barberena (mediador)
Sinopse do evento: Três dos autores de obras vencedoras do Prêmio Minuano de Literatura de 2022 (O poço das Marianas – poesia; Mas em que mundo tu vive – crônica; e Lovistori – história em quadrinhos) falarão sobre seus processos criativos
Inscrições: A atividade é gratuita e não requer inscrição prévia