Com o case sobre o Sistema de Licitações e Contratos (LicitaCon), apresentado pelo diretor de Controle e Fiscalização, Bruno Londero, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) conquistou o Selo de Bronze na primeira edição do Prêmio Inova Contábil na 19ª Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul. O evento realizou-se de 25 a 27 de outubro, em Bento Gonçalves. Entre os dez selecionados, o tribunal também participou com o trabalho referente ao Sistema de Informações para Auditoria e Prestação de Contas (SIAPC), discorrido pelo auditor externo, Aramis Costa de Souza.
Ao analisar a premiação, Bruno Londero afirmou que o destaque do LicitaCon possibilitou expôr os benefícios gerados em economia diante da quantidade das licitações públicas analisadas com a utilização de inteligência artificial e robôs. “Esse case de sucesso permitiu apresentar o importante impacto na transparência das contas públicas e no desenvolvimento econômico, social e ambiental do Rio Grande do Sul”, afirmou.
O diretor observou que os processos do TCE-RS no certame serviram para destacar o papel da instituição enquanto interlocutor junto ao setor produtivo, à sociedade e aos profissionais de contabilidade. Disse ainda que os cases do LicitaCon e do SIAPC, para os contadores, representou uma oportunidade de interação do setor responsável pela fiscalização das contas públicas com a iniciativa privada.
Conforme Bruno Londero foi demonstrado que a atuação e as análises transparentes e técnicas do tribunal contribuem para qualificar as estruturas organizacionais dos fornecedores às instituições públicas do Estado e dos municípios, no comércio, indústria e serviços.