Porto Alegre, segunda, 14 de outubro de 2024
img

Hospital Universitário de Canoas começa mutirão de cateterismo

Detalhes Notícia
Cerca de 25 pacientes serão beneficiados com os procedimentos Foto: Leonardo Pereira/HU

 

 

O Hospital Universitário de Canoas (HU) começou, nesta quarta-feira (8), um mutirão de cateterismo cardíaco. O procedimento consiste na introdução de um cateter até o coração, identificando possíveis obstruções nas artérias coronárias, além de outros problemas estruturais.

O mutirão integra o Programa Nacional de Redução das Filas e atende uma solicitação da Secretaria Estadual de Saúde. Ao todo, serão beneficiados 25 pacientes. Caso necessário, durante o próprio procedimento, eles já poderão ser tratados, com a colocação de stent.

A meta é finalizar os procedimentos até a próxima segunda-feira (13). Para isso, os médicos trabalharão em turno extra noturno e também no final de semana.

A equipe é composta pelos cardiologistas Alexis Knebel, Antônio Ribeiro, Cristiano Barcellos, Eduardo Silveira, Gabriel Zago e Gustavo Agostini, além de outros profissionais.

“O mutirão irá solucionar o problema de pacientes que aguardam há semanas pelo procedimento, boa parte deles com quadro de infarto do miocárdio. Além disso, irá agilizar a alta e liberar leitos hospitalares para outros pacientes”, afirma o médico cardiologista à frente do mutirão, Gabriel Zago.

PNRF
O Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF), instituído por meio da Portaria GM/MS nº 90, de 3 de fevereiro de 2023, tem como finalidade ampliar a realização de cirurgias eletivas em todo o país, bem como reduzir a fila de exames e consultas especializadas. O programa tem vigência de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. Estão previstos R$ 600 milhões para 2023, e a distribuição deste recurso varia conforme a estimativa de população de 2021 do IBGE para cada estado do país.